quarta-feira, 4 de março de 2020

Dom Vicente Ferreira debate sobre impactos da mineração em Viena, Áustria

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e membro da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou hoje de um debate promovido pela Plataforma AG Rohstoffe, formada por oito ONGs austríacas, que lutam por alternativas ao modelo extrativista predatório.

A fome de matérias-primas está aumentando em todo o mundo e, portanto, a extração de recursos. Mas as consequências desses desenvolvimentos são às vezes devastadoras. Em janeiro de 2019, a barragem de uma empresa de mineração quebrou e o deslizamento de terra causado por ela matou 272 pessoas em Brumadinho, Brasil. O processamento de matérias-primas geralmente ocorre em condições desumanas de trabalho. Mas não apenas a mineração de matérias-primas, mas também a resistência a ela está crescendo. Mais e mais pessoas e comunidades não aceitam as consequências ecológicas e sociais.

Dom Vicente Ferreira juntamente com nossos palestrantes internacionais, analisa as consequências de nosso consumo de matéria-prima e os impactos desse modelo nos territórios locais

Na parte da manhã Dom Vicente Ferreira e Frei Rodrigo Péret, juntamente com a organização católica austríaca DKA (Campanha  de Epifania) participaram de uma reunião na Câmara de Comércio Austríaca, que representa mais de 517.000 empresas membros. As Câmaras de Comércio Austríacas são uma organizações das empresas da Áustria, comprometidos com uma política orientada para o futuro e favorável aos negócios. 

As conversas giraram em torno de questões com impactos e violações de direitos humanos por parte de empresas e impactos ambientais. 

Frei Rodrigo salientou que as violações dos direitos humanos e dos direitos dos povos e da natureza são inerentes às operações das empresas transnacionais. "Estamos juntamente com outras organizações da sociedade civil global, lutando por um instrumento vinculante em nível internacional que as obrigue a respeitar os direitos humanos". Em 2014 o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas estabeleceu um Grupo de Trabalho Intergovernamental de Composição Aberta, com o objetivo de desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculante para regulamentar as atividades das transnacionais e outras com relação à violação dos direitos humanos.

Foi relatado também a preocupação em relação à instalação da empresa LD Celulose, uma Joint Venture formada pela brasileira Duratex e pela austríaca Lenzig. O grupo austríaco Lenzing é líder na produção de fibras especiais de celulose. Essa nova companhia tem como objetivo operar na produção e comercialização deste produto após a construção da maior linha industrial de celulose solúvel do mundo, que será instalada em área florestal da Duratex na região do Triângulo Mineiro. A preocupação está em relação a futuros impactos. Existe a necessidade de se conhecer toda a cadeia produtiva, em todas as fases, no Brasil e para onde irá essa celulose. A Celulose solúvel vem se tornando  matéria-prima para a produção de fibras utilizadas na indústria têxtil. 

Dom Vicente relatou o crime da Vale em Brumadinho e insistiu na necessidade de responsabilização criminal de empresas, que matam e destroem a natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário