quarta-feira, 13 de maio de 2020

Mineração Climaticamente Inteligente - Lobo em pele de cordeiro

Dentro do chamado 'capitalismo verde', 'crescimento verde', a 'economia verde' foi criado recentemente o termo: Iniciativa de Mineração Climaticamente Inteligente. Mais uma narrativa que vem a se somar à abordagens falharam em regular a conduta dos negócios em relação à crise climática. Novamente se busca argumentar que o modo de produção capitalista pode ser alavancado para resolver as questões ambientais que surgem de sua própria lógica. 

Um novo relatório do Banco Mundial (maio 2020) quer reciclar a velha narrativa de que novos modelos de negócios, inovação e progresso tecnológico podem salvar o meio ambiente e ainda facilitar a acumulação de capital e o crescimento permanente da produção.

Em 1º de maio 2019, o Banco Mundial lançou oficialmente o Centro de Mineração Clima-Inteligente em Washington DC. É o primeiro fundo dedicado a tornar a mineração de minerais uma prática mais sustentável e ajuda a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O objetivo da instalação é apoiar a extração e o processamento sustentáveis de minerais e metais usados em tecnologias de energia limpa, como vento, energia solar e baterias para armazenamento de energia e veículos elétricos. Embora garanta que o setor de mineração seja gerenciado de maneira a minimizar a pegada ambiental e climática, ele se concentra em ajudar os países em desenvolvimento ricos em recursos a se beneficiarem da crescente demanda por minerais e metais. Para isso o Banco Mundial tem como objetivo um investimento total de US $ 50 milhões, a ser implantado em um período de 5 anos.

Segue uma noticia, do grupo "Yes To Life, No To Mining" (Sim à Vida, Não à Mineração), sobre esse novo relatório.

A produção de mineração aumenta com a crescente demanda por energia limpa

Quanto mais ambiciosas forem as metas climáticas, maior será o volume de minerais necessários para a transição para a energia limpa - diz o relatório do Banco Mundial.

Washington City, 11 de maio de 2020. Em um novo relatório do Grupo Banco Mundial, observa-se que a produção de minerais, como grafite, lítio e cobalto, pode sofrer um aumento de quase 500% entre agora e 2050. , para atender à crescente demanda por tecnologias de energia limpa. Estima-se que mais de 3 bilhões de toneladas de minerais e metais serão necessários para a implementação de energia eólica, solar e geotérmica, bem como armazenamento de energia, para obter uma redução de temperatura abaixo de 2°C no futuro.

No relatório “Minerais para ação climática: a intensidade mineral da transição para energia limpa” (Minerais para a ação climática: o uso intensivo de minerais na transição para a energia limpa) também indica que, embora as tecnologias de energia limpa exijam quantidade maior de minerais, a pegada de carbono relacionada à sua produção - da extração ao consumo final - representará apenas 6% das emissões de gases de efeito estufa geradas por tecnologias baseadas em combustíveis fósseis. O relatório enfatiza a importância da reciclagem e reutilização de minerais para atender à crescente demanda por minerais. Também é indicado que, mesmo que as taxas de reciclagem de minerais como cobre e alumínio aumentassem em 100%, a reciclagem e a reutilização ainda seriam insuficientes para atender à demanda por energia renovável e tecnologias de armazenamento de energia.

No atual contexto global, o COVID-19 está causando grandes interrupções no setor de mineração em todo o mundo. Além disso, os países em desenvolvimento dependentes de minerais estão perdendo receitas tributárias essenciais e, quando retomarem a atividade econômica, precisarão redobrar seu compromisso com os princípios da mineração climaticamente inteligente e mitigar quaisquer impactos negativos.

"O COVID-19 pode representar um risco adicional para a mineração sustentável, tornando o compromisso de governos e empresas com práticas inteligentes de clima mais importante do que nunca", explicou Riccardo Puliti, diretor global do Departamento de Práticas Globais da Indústrias Extrativas e de Energia do Banco Mundial e diretor regional de Infraestrutura para a África. "Este novo relatório baseia-se na vasta experiência do Banco Mundial no apoio à transição para a energia limpa e fornece uma ferramenta baseada em dados para entender como essa mudança afetará a demanda mineral no futuro".

A publicação revela que alguns minerais, como cobre e molibdênio, serão usados ​​em várias tecnologias, enquanto outros, como grafite e lítio, podem ser necessários apenas para uma única tecnologia: armazenamento de baterias. Isso significa que qualquer mudança na implementação de tecnologias de energia limpa pode ter conseqüências significativas na demanda por certos minerais.

O objetivo do relatório é ajudar os governos, especialmente os países em desenvolvimento ricos em recursos, o setor privado e as organizações da sociedade civil (OSC) a entender como a transição para a energia limpa afetará a demanda mineral no futuro. . Faz parte do Mecanismo para una Mineração Climáticamente Inteligente (i), uma iniciativa conjunta do Banco Mundial e da International Finance Corporation (IFC), e baseia-se na publicação do Banco Mundial de 2017, The Growing Role of Minerals and Metals for a Low-Carbon Future “O crescente papel de minerais e metais por uma baixa -Carbon Future ”(A crescente importância de minerais e metais para um futuro com baixas emissões de carbono) (i).

Nenhum comentário:

Postar um comentário