quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Homem é agredido por PM após reintegração no Pinheirinho

Um vídeo gravado no domingo (22) mostra um policial militar agredindo um homem negro a cassetete no local onde estão alojadas as famílias que viviam no bairro Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de SP).
As imagens mostram um grupo de três policiais caminhando pelo Centro Poliesportivo, no bairro Campo dos Alemães, para onde foram levadas as famílias após a reintegração de posse do Pinheirinho.
Com cassetetes nas mãos, os policiais se aproximam do homem, que levanta as mãos, em sinal de que não apresenta resistência. Mesmo assim ele é agredido por um dos policiais. Outros PMs se aproximam, mas apenas observam a cena. Depois, o homem consegue escapar do policial.
Questionado, o Comando de Policiamento de São José dos Campos afirmou, por meio da assessoria de imprensa da Polícia Militar, que "o fato será devidamente apurado". Disse ainda que "a PM não compactua com essa atitude isolada".
REINTEGRAÇÃO
A reintegração da área invadida de Pinheirinho aconteceu na manhã de domingo (22). Houve confronto entre policiais e moradores. Com isso, três pessoas ficaram feridas, embora a Folha tenha presenciado outras agressões contra moradores durante a ação.
A prefeitura da cidade confirmou que houve apenas um ferido por tiro. Atendido no pronto socorro, a vítima passou por cirurgia e a condição de saúde é estável.
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) disse na segunda-feira (23) que a Policia Militar transformou a ação em "praça de guerra". O secretário Nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, que acompanhava as negociações no local e foi atingido na perna por uma bala de borracha.
A área, onde viviam cerca de 6.000 pessoas, é alvo de uma disputa entre os invasores e a massa falida de uma empresa, proprietária do terreno. Ocupando uma área de cerca de 1,3 milhão de metros quadrados, a invasão Pinheirinho ocorreu há oito anos. Nos últimos dias, o clima no local tem sido de tensão.
Os moradores removidos foram levados ao Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário