domingo, 26 de fevereiro de 2012

Abaixo-assinado: Cerrado como tema da Campanha da Fraternidade 2015

Para assinar o abaixo-assinado click aqui

PROPOSTA PARA A CF 2015
TEMA: FRATERNIDADE E O CERRADO BRASILEIRO
LEMA: CERRADO: ÁGUA E VIDA PARA O BRASIL
JUSTIFICATIVA
1.      ATÉ QUANDO O CERRADO SERÁ FONTE DE ÁGUAS?
Quando pessoas agem sem saber o que sua prática provocará no ambiente da vida, pode-se dizer que estão sendo ingênuas e, em certo sentido, irresponsáveis. Mas quando se tem clara e segura informação sobre o que acontecerá com a mesma prática, o agir passa a ser responsabilidade de quem decide fazer o que lhe interessa; se a conseqüência de suas ações é um desastre ambiental, atingindo todos os seres vivos que dependem desse ambiente, o ou os envolvidos devem responder por crime contra a vida.
É o que sucedeu e está acontecendo com o Cerrado. Pessoas e empresas podem ter participado do seu desmatamento sem ter informações sobre as conseqüências de suas ações; podiam até achar que estariam dando um sentido útil ao solo deste bioma. Mas o mesmo não se pode dizer dos que, de forma planejada, interferiram no ambiente vital do Cerrado em vista de seus interesses de enriquecimento sem levar a sério as informações e a consciência sobre as conseqüências de sua prática predadora. Em relação aos sucessivos Programas de Desenvolvimento do Cerrado – PRODECER I, II, III e IV -, pode-se dizer que correspondia a interesses japoneses, mas não se pode dizer que sua implantação não contou com informações que davam conta do desastre ambiental que ele provocaria. A CPT produziu cartilhas e provocou debates e mobilizações, ainda na década de 1970, alertando para as características do Cerrado, afirmando ser preferível o cultivo em pequenas unidades familiares.
O bioma Cerrado ocupa 24% do território brasileiro, com pouco mais de dois milhões de quilômetros quadrados. Localizado no Planalto Central, faz-se presente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, MaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulPiauí e o Distrito Federal.

2.      O DESAFIO ATUAL
Sabe-se que o Cerrado é um imenso provedor de águas para todos os biomas brasileiros, de modo especial para a Caatinga, a Amazônia e o Pantanal, e suas águas chegam ao estuário do Prata, na Argentina. Faz parte essencial desse serviço ambiental o reabastecimento dos aqüíferos, incluído o segundo maior deles, o Guarani, que só perde para o Alter do Chão, na Amazônia.
O Cerrado possui um número de nascentes que abastece as bacias hidrográficas de todo o país (ANA, 24/04/2011):
Nascentes no Brasil: 84.184
Nascentes no Cerrado: 19.964
- Bacia do Paraná: 9.184 nascentes, sendo 4.800 (52%) no Cerrado
- Bacia Tocantins–Araguaia: 6.610 nascentes, sendo 5.229 (83%) no Cerrado
- Bacia do São Francisco: 6.534 nascentes, sendo 3.420 (52,3%) no Cerrado
- Bacia Paranaíba: 3.581 nascentes, sendo 1.618 (45,2%) no Cerrado
- Bacia do Paraguai: 2.191 nascentes, sendo 1.916 (87,4%) no Cerrado
- Bacia Amazônica: 38.111 nascentes, sendo 1.337 (3,5%) no Cerrado
O que faz do Cerrado um provedor de água é um conjunto de características deste bioma, que é um dos mais antigos do planeta. Deve-se ao fato de constituir-se num extenso planalto, com solos pobres e arenosos, uma vegetação relativamente baixa e rala, um período fixo do ano com chuvas intensas, seguido por um período sem chuvas, uma incrivelmente rica biodiversidade. Abastecido pelas chuvas, guarda água como uma grande esponja e a oferece generosa e permanentemente aos ambientes mais baixos.
Esta tem sido e continua sendo a vocação que a Terra deu ao bioma Cerrado. Mas as ações humanas, especialmente através do avanço nas últimas três décadas, da pecuária e da agricultura química e baseada em monoculturas extensas, bem como da mineração, interferiram profundamente em sua vegetação, solo e subsolo, em seus córregos e rios, e o estão levando ao estresse e à desertificação. Ninguém sabe ainda com exatidão quais as conseqüências de tudo isso no próprio Cerrado e nos biomas que o circundam, mas certamente serão negativas.
Por outro lado, o aquecimento da Terra, provocado também pela progressiva destruição do Cerrado, vai criando novas dificuldades para a vida neste bioma: a média de temperatura aumenta, o período de chuvas diminui, o tempo de seca aumenta, a incidência de enchentes tende a crescer, o solo, já nu e quase sem vitalidade, resseca mais rapidamente, córregos e até rios, agredidos e assoreados, vão desaparecendo. Até onde irá esse processo predador?!
3.      PROPOSTA DE TEMA E LEMA PARA A CF 2015
Três motivos devem ser destacados para propor que a CF 2015 assuma como temaFraternidade e o Cerrado Brasileiro:
1)      Sem dúvida, o Cerrado é o bioma mais ameaçado do Brasil: dados oficiais reconhecem que perto de 60% da cobertura vegetal foi depredada, mas a PUC-GO afirma, a partir das pesquisas do seu Instituto do Trópico Sub-úmido – conhecido como Instituto do Cerrado -, que mais de 80% do Cerrado desapareceu; se o desmatamento continuar na velocidade atual, em poucos anos o Cerrado deixará de existir.
2)      O Cerrado é o bioma mais importante do Brasil: importante por sua biodiversidade, por sua capacidade de guardar e distribuir água; por ser, então, um bioma de equilíbrio para o país.
3)      O Cerrado pode ser fonte importante de produção de alimentos: uma vez superada a fase de depredação e exploração do agronegócio, seu solo pode ser recuperado pela dinâmica agroecológica da produção camponesa familiar, que se baseia na reorganização da diversidade biológica, na recuperação da riqueza da vegetação, das sementes, das frutas, dos seres vivos do bioma.
É por causa da importância do Cerrado para a vida humana, para as demais formas de vida e para o equilíbrio da própria vida da Terra que estamos propondo que a Campanha da Fraternidade de 2015 o assuma como Tema. Temos certeza de que a CF ajudará as comunidades cristãs e toda a população brasileira a terem consciência da importância do Cerrado como bioma brasileiro, e mobilizará as pessoas de boa vontade em favor do Projeto de Emenda Constitucional (PEC 115/95) que inclui o Cerrado na relação de biomas considerados patrimônio nacional – junto com a Caatinga e o Pampa; em favor da preservação do resta de cobertura vegetal e da implementação de áreas de reflorestação; em favor de mudanças nas formas de utilização do solo para pecuária e agricultura baseadas na monocultura e no uso intensivas de insumos químicas, que provocam rápida transição para uma região semi-árida ou para a desertificação; em favor dos povos e culturas próprias do Cerrado, com incentivos em favor da reforma agrária e da ampliação de áreas destinadas à agroecologia, produzindo alimentos sadios a partir de sementes e espécies da sua riquíssima biodiversidade.
Fonte: CPT Goias

Nenhum comentário:

Postar um comentário