sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Gritos dos(as) Excluídos(as) 2012

A 18ª edição do Grito dos Excluídos, sob o lema “Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direito a toda população”, sai às ruas em várias cidades nesta sexta-feira (7), feriado do Dia da Independência. O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos(as).
Este ano o objetivo é debater com a população como é o estado que temos no modelo atual capitalista e como seria o estado que queremos, a fim de provocar a reflexão sobre a construção de um projeto popular para o Brasil, que coloque os trabalhadores efetivamente no poder.
O Grito dos(as) Excluídos(as), como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
·        -  denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
·        -  tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
·        -  propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário