terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Igualdade de Gênero como como Perspectiva para o Desenvolvimento Sustentável

Em Manágua, na Nicarágua, nos dias 25 a 28 de fevereiro de 2013, está acontecendo a V Conferência dos Parceiros da IPM* (International Partners in Mission), com o tema “Igualdade de Gênero como Perspectiva para o Desenvolvimento Sustentável para os Projetos dos Parceiros de IPM na região da América Latina e o Caribe".

O objetivo da conferência é: Educar o grupo participante sobre a importância de abordar e da prática da igualdade de gênero para alcançar um desenvolvimento integral e sustentável, assim como dar continuidade à Conferência de 2012 e manter formas mais diretas de intercambio com parceiros, onde possam aprender, planejar e partilhar juntos / como o desenvolvimento dos esforços de todos e todas. O evento tem a participação de 25 pessoas, e outros representantes de diferentes organizações convidadas.

No dia 26, na parte da manhã, foi realizada visita ao projeto CEPROSI. Centro de Educação para a Saúde Integral, cujo objetivo é formam e empoderar as mulheres camponesas como Protagonistas da Mudança para melhorar nossa Qualidade de vida, no município de Nindiri., próximo a Manágua. 

1. Restituição de nossos direitos
2. Redefinição dos papeis e estruturas
3. Princípio de inclusão e participação
Envolvida em 3 comunidades, lutando por:
Mulheres e seus empreendimentos; segurança nutricional em pequena escala; mulheres melhorando sua nutrição, saúde de suas famílias; mulheres melhorando sua qualidade de vida; mulheres e sua autonomia econômica; jovens organizados promovendo a equidade de gênero.


Na parte da tarde foi feita uma apresentação do trabalho realizado pela Rede Municipal de Jovens Contra a Violência em São Francisco Libre, Nicarágua. O tema é: Só com justiça social e ecológica teremos saúde.

IPM é uma organização ecumênica, que  trabalha nas fronteiras da cultura, fé e situações econômica com crianças, mulheres e jovens para criar parcerias que construam a justiça, a paz e a esperança. IPM tem parcerias com organizações comunitárias de todo o mundo que atendem as necessidades de crianças, mulheres e jovens. IPM tem sede na cidade de Cleveland, no estado de Ohio, nos EUA. IPM ajuda e financia mais de 70  projetos em todo mundo. No Brasil a IPM trabalha junto com a AFES - Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade, em Uberlândia, Minas Gerais, apoiando um projeto na área de ecologia, junto à questão da terra e do cerrado, nessa região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário