quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sociedade civil pede celeridade na aprovação da PEC do Cerrado e da Caatinga

A Rede Cerrado, a Comissão Pastoral da Terra, WWF-Brasil, Instituto Marista de Solidariedade, entre outras entidades da sociedade civil, estiveram na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (1), para pressionar que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 504/10, que inclui o Cerrado e a Caatinga entre os bens considerados patrimônio nacional, entre na pauta e seja votada na próxima semana. Também estiveram presentes na reunião representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e parlamentares.

Na ocasião, Paulo Garcia, da Rede Cerrado, questionou a presença da base do governo na ação e cobrou uma articulação junto aos deputados de forma que consigam elevar, ainda neste pleito, os dois biomas “em pé de igualdade” à Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Serra do Mar, do Pantanal Mato-Grossense e da Zona Costeira.

O Deputado Amauri Teixeira (PT/BA), autor do pedido de audiência, defendeu que o Cerrado e a Caatinga, como detentores de 1/3 do território brasileiro, se devidamente protegidos contribuirão para o país alcançar as metas pactuadas na Convenção da Biodiversidade e do Clima. Destacou também a rica biodiversidade dos biomas. “O Cerrado possui as principais bacias de água doce do país, já o semi-árido está intimamente ligado aos recursos naturais da região. Nesse sentido, é preciso trabalhar na perspectiva da conservação desses ecossistemas para garantir a qualidade de vida das futuras gerações”, afirmou o deputado, que, por fim, se comprometeu a falar com os demais parlamentares da casa, a fim de provocar uma mobilização em prol da proposta.

O pedido de instalação da PEC foi unânime. Ao final da audiência uma comissão foi falar com o presidente da Câmara dos Deputados, que se comprometeu de incluir a PEC 504/10 na próxima sessão de plenária.


FONTE: REDE CERRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário