terça-feira, 5 de agosto de 2014

O novo gesto de Francisco a favor da Teologia da Libertação

O Vaticano emitiu um decreto que levanta a  suspensão de 29 anos contra o padre Miguel F. d'Escoto Brockmann, um sacerdote maryknoll. Os Padres e Irmãos de Maryknoll é uma congregação missionária da Igreja dos EUA.
A reportagem é publicada pelo sítio Christian Newswire, 01-08-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O padre d'Escoto, 81 anos, foi ordenado sacerdote católico no dia 10 de junho de 1961. Ele ajudou a fundar a Orbis Books, a divisão de publicação teológica dos maryknoll, e foi um representante junto ao Conselho Mundial de Igrejas.
Durante os anos 1970, o padre d'Escoto participou da política na Nicarágua. Juntou-se à Frente Sandinista de Libertação Nacional, um partido político que derrubou Anastasio Somoza Debayle e estabeleceu um governo revolucionário.
Por causa das suas ações políticas, pelo envolvimento no governo sandinista e por não renunciar a um cargo político (ministro das Relações Exteriores da Nicarágua), o padre d'Escoto foi suspenso das suas funções sacerdotais pelo Vaticano.
Na notificação do Vaticano datada de 1º de agosto de 2014, "o Santo Padre concede o seu benévolo assentimento para que o padre Miguel d'Escoto Brockmann seja absolvido da censura canônica infligida contra ele e confia-o ao Superior Geral do Instituto [Maryknoll ] com o objetivo de acompanhá-lo no processo de reintegração no sacerdócio ministerial".
O levantamento da suspensão permite que o padre d'Escoto retome as suas funções sacerdotais.
O padre d'Escoto manteve-se como membro da Sociedade Maryknoll com residência na Nicarágua. De setembro de 2008 até setembro de 2009, ele presidiu a 63ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas como seu presidente.
Abençoada pelo Papa Pio X em 29 de junho de 1911, a Sociedade Maryknoll, aos seus 103 anos, segue Jesus no serviço aos pobres e aos necessitados em 26 países, que incluem os EUA. Como uma sociedade de missão estrangeira da Igreja Católica nos Estados Unidos, a Maryknoll partilha o amor de Deus e o Evangelho em seus esforços de evangelização no combate à pobreza, fornecendo cuidados de saúde, construindo comunidades cristãs e promovendo a dignidade de todas as pessoas.
Todos os católicos são chamados à missão através do batismo e da confirmação, e os esforços de educação à missão da Maryknoll em paróquias e escolas em todo o país engaja os católicos norte-americanos em missão por meio de vocações, oração, doações e como voluntários. Seu sítio é maryknollsociety.org.
FONTE: IHU

Nenhum comentário:

Postar um comentário