terça-feira, 28 de outubro de 2014

Papa aos movimentos populares: "Continuem a Luta"

"Digamos, juntos com o coração, nenhuma família sem teto, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade do trabalho." Papa Francisco tomou a palavra na frente dos principais movimentos populares de todo o mundo, convidados para uma reunião. Ele os exortou a "continuar a luta, é bom para todos."

"Terra, trabalho, casa. É estranho, mas se eu falar sobre isso para alguns, é que o Papa é um comunista" ao invés disso "amor pelos pobres é o coração do Evangelho" e a doutrina social da Igreja. Disse o Papa aos movimentos populares, enfatizando que esta reunião "não responde a nenhuma ideologia." Isso foi relatado pela Rádio Vaticano.

Papa Francisco dirigiu essas palavras às mais duzentos participantes de "movimentos populares", no encontro mundial que se realiza desde ontem até amanhã, em Roma, em uma longa audiência concedida a eles no Vaticano, hoje. Em um discurso amplo e pessoal, Jorge Mario Bergoglio denunciou a "globalização da indiferença" e a "cultura do desperdício" expressões caras a ele.  Prometeu que em sua encíclica sobre a ecologia, que está escrevendo, estará presente as "preocupações" dos movimentos populares, e, mencionando os três "t" do título de "Tierra, techo y trabajo", terra, moradia e emprego, disse (com citações implícita Helder Camara): "É estranho, mas se eu falar sobre isso para alguns é que o Papa é um comunista “.

"Obrigado por aceitar o convite para debater os vários e graves problemas sociais que o mundo enfrenta hoje, vocês que sofrem em primeira mão a desigualdade e exclusão", disse o Papa o argentino. "O encontro de movimentos populares é um sinal, um grande sinal: você trazer a presença de Deus, da Igreja e do povo, uma realidade que muitas vezes é passada em silêncio. Os pobres não apenas sofrem a injustiça, mas também lutam contra ela."

Os pobres "não estão satisfeitos com promessas ilusórias, desculpas ou álibis. Eles não estão esperando de braços cruzados a ajuda de organizações não-governamentais, planos de saúde ou soluções que nunca chegam, ou, se chegam ,chegam de tal maneira que vão em direção ou de anestesiar ou de domesticar”. Jesus, disse o Papa, chamaria essa atitude de "hipócritas". Mas os pobres querem ser "protagonistas, se organizam, estudam, trabalham, reivindicam e, acima de tudo, praticam a solidariedade especial que existe entre aqueles que estão sofrendo", uma solidariedade que a nossa sociedade tem muitas vezes se "esquecido" por considerar uma "palavrão". É, pois, necessário "combater as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de mão de obra, terra e moradia, a negação dos direitos sociais e do trabalho", disse Bergoglio, que elogiou estes movimentos, muitas vezes não sindicalizados, porque "não trabalhamos com idéias, mas com a realidade.”

O Papa, que citou o Compêndio da Doutrina Social da Igreja e sua exortação apostólica "Evangelii Gaudium," se dirigiu sistematicamente nos três temas principais da conferência: terra, moradia e emprego. "É estranho, mas se eu falar sobre isso para alguns é que o Papa é um comunista", disse ele, mas "o amor pelos pobres é o coração do Evangelho."

Quanto à terra, o Papa denunciou o "escândalo" de milhões de pessoas que sofrem de fome, enquanto "a especulação financeira afeta o preço dos alimentos, tratando-os como qualquer outra mercadoria." Em seguida, o teto, "Eu disse e repito: uma casa para cada família", disse Bergoglio, observando que "no mundo das injustiças, abundam os eufemismos nos quais uma pessoa que sofre de pobreza é definida simplesmente 'sem-teto' ", mas "por trás de um eufemismo está um crime." O Pontífice jesuíta  herdeiro das reduções jesuítas elogiou a  “integração urbana” e aqueles que trabalham para garantir que cada família tenha uma casa e infra-estrutura adequada ("esgoto, energia elétrica, gás, asfalto e, em seguida: escolas, hospitais e pronto socorro, centros esportivos e todas as coisas que criam laços que unem e de acesso à saúde, educação, segurança”). A ausência de trabalho, enfim, é a maior "pobreza material", porque aqueles que não têm o trabalho não tem a "dignidade" e acabam vítimas de uma "cultura do desperdício", disse o Papa, recordando que no mundo há "milhões de jovens" desempregados e na Europa, inteiras gerações foram anuladas “para manter o equilíbrio".

Bergoglio então continuou seu discurso destacando a ligação entre estes três nós e a ligação entre a paz e a ecologia. Hoje, sublinhou, há uma "terceira guerra mundial em pedaços." Um sistema econômico focado no dinheiro, explora a natureza "para apoiar o rápido ritmo de consumo" e tem um impacto negativo sobre a mudança climática e no desmatamento, disse o Papa, assegurando aos movimentos populares que as suas preocupações estarão presentes em sua próxima encíclica sobre ‘ecologia'. O Papa então concluiu reiterando a sua condenação da "globalização da indiferença" e destacando o fato de que os movimentos populares “expressam a necessidade urgente de revitalizar a nossa democracia, tantas vezes sequestrada por muitos fatores.”

O Papa dirigiu-se aos movimentos populares em espanhol, porque muitos deles são da América Latina. Jorge Mario Bergoglio, no entanto, os conhecia desde quando era arcebispo de Buenos Aires. Com eles, observou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o Papa se encontrou esta manhã "à vontade". O organizador da reunião, além do chanceler da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Mons. Marcelo Sanchez Sorondo, e o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, Cardeal Peter Turkson. Também organizador é Grabois Juan, da Argentina, chefe da Confederação dos Trabalhadores da economia popular e ex-advogado de "catadores", os ambulantes de rua que giram em megacidades da América do Sul catando papel para reciclar. O Papa citou-o implicitamente quando disse que você precisa "construir estruturas sociais alternativas" com "coragem, mas também com inteligência, tenacidade, mas sem fanatismo, com paixão, mas sem violência.”

FONTES: RADIO VATICANA, VATICAN INSIDER, IL MATTINO



Nenhum comentário:

Postar um comentário