segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Não deixo Trípoli, eu tenho os fiéis para proteger!!!

Não deixo Trípoli, eu tenho os fiéis para proteger!!!
Palavras do Bispo Francisco, Dom Martinelli, bispo sitiado em sua igreja, em Trípoli, na Líbia: "comigo 300 filipinos aterrorizados"

"Deixar Trípoli?" O timbre é decidido, claro: "Como posso sair. Eu tenho que ficar, por enquanto, aqui ainda há um grupo de cristãos que precisam ser assistidos. É Dom Giovanni Innocenzo Martinelli, Vigário Apostólico de Trípoli , que responde ao telefone da igreja.

A Igreja de São Francisco está a poucas dezenas de metros da embaixada italiana. Em um país com 100 por cento de muçulmanos, o mesmo Muammar Gaddafi havia deixado que a Igreja Católica tivesse a oportunidade de assistir o seu rebanho.A comunidade católica contava com trabalhadores estrangeiros, e era se estimava que eram cinqüenta mil pessoas.

Leia a entrevista feita por telefone com o bispo.

Dom Martinelli, quantos cristãos restaram em Trípoli?
"Cerca de trezentos filipinos."
Os nossos compatriotas (italianos) foram convidados a deixar a Líbia. O senhor decidiu ficar.
Não tem medo? Qual é a situação?
"Realmente é o que lemos nos jornais. Quase todos os estrangeiros estão deixando o país. Eu não tenho medo. Agora eu não tenho medo. Mas eu sei que o tempo virá quando eu terei medo".
Realmente as milícias jihadistas, o impiedoso de Daesh, a Isis, também chegaram à Trípoli?
“Estão sim. Nós e eles procuramos  servir o nosso Deus. Quer saber o que eu acho que vai acontecer? Digamos que eu vejo um futuro em nada maravilhoso. Espero em um repensar universal de todos. "
Neste momento, a comunidade internacional está incerta sobre o que fazer. Assumir uma intervenção militar. Você concorda?
"Eu acho que não é apropriado. Mas não cabe a mimjulgar."
O Alto Comissario das Nações Unidas, Leon, está encontrando todos os protagonistas da situação da Líbia, tentando trilhar o caminho de um governo de reconciliação nacional.
"Todos os caminhos são bons, mas temos de ver se eles são aceitos."
Pelas milícias?
"Eles são os únicos que têm tudo na mão. Há necessidade de boa vontade para encontrar um terreno comum."
Enquanto isso, no Canal da Sicília se continua a morrer de frio ou de naufrágios. Há muitos imigrantes que querem deixar a Líbia?
"Infelizmente, eles são muitos. Mais do que um problema político do meu ponto de vista, é um problema humano. É gente que vai em busca da sorte, para construir um futuro, um futuro digno ".
Quem gere o tráfego de imigrantes ilegais?
"Os líderes étnicos. Eles são a nova máfia »..

Um comentário:

  1. Conheço bem Monsenhor Martinelli, a sua coragem e dedicação.
    Dele não esperava outra resposta.

    ResponderExcluir