quarta-feira, 4 de março de 2015

A Igreja Católica assume articulação e prioridades para a Amazônia

Em Roma, de 2 a 3 de março, se realizou um encontro de apresentação e definição de horizontes da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), que envolve 9 países amazônicos. 

A REPAM foi fundada em Brasília, em setembro de 2014, e tem por objetivo articular o trabalho de Igreja, no território pan-amazônico. A igreja católica está presente nesse território há séculos, e está buscando um caminho com uma abordagem pastoral mais criativa, ampla e articulada, com uma visão sócio-política transformadora e profética. 

No dia 2 de março, pela manhã, na Sala de Imprensa da Santa Sé, o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, do Vaticano, em seu pronunciamento, sublinhou vários aspectos dessa rede, que dentre eles, eu destaco: "A REPAM foi concebida de modo a se tornar um instrumento operativo em âmbitos diversos e fundamentais, tais quais: a justiça, a legalidade, a promoção e tutela dos direitos humanos; a cooperação entre Igreja e instituições públicas em vários níveis; a prevenção e gestão de conflitos; o estudo e a difusão das informações; o desenvolvimento econômico inclusivo e igualitário; o uso responsável e solidário dos recursos naturais, no respeito à Criação; a preservação das culturas e modos de vida tradicionais dos vários povos."

Na tarde do dia e em todo dia 3 de março se aprofundaram os aspectos da rede.

A REPAM tem as seguintes características: 

REDE GEOGRÁFICA (TRANSNACIONALIDADE): A Amazônia é partilhada pela Guiana, Suriname, Guiana Francesa (0,15%), Venezuela (1%), Equador (2%, Colômbia (6%); Bolívia (11%), Peru (13%) e Brasil (67%).

ECLESIALIDADE: Se propõem a criar uma colaboração entre os vários âmbitos de Igreja: congregações religiosas, dioceses, várias associações ou fundações católicas e grupos leigos.

COMPROMISSO COM A TUTELA DA VIDA: Responder a desafios importantes, de uma população de 30 milhões de habitantes e de uma enorme biodiversidade. 

REALIDADE HUMANA E CULTURAL: A Amazônia é o lugar de 2.779.478 indígenas que correspondem a 390 povos indígenas e 137 povos isolados (não contatados) com o valor se suas culturas ancestrais, suas 240 línguas faladas pertencentes a 49 famílias linguisticas. 

REALIDADE SÓCIO-AMBIENTAL:  A Amazônia é um território devastado e ameaçado por concessões dos Estados às corporações transnacionais. Os grandes projetos extrativos, os monocultivos e mudanças climáticas põem em grave risco suas terras e o entorno natural. Destroem suas culturas, a alto determinação dos povos.

Os debates e discussões desse encontro apontam para a defesa da vida na Pan-Amazônia, que exige uma transformação na visão do desenvolvimento dos países mais industrializados, onde predominantemente se promove uma visão de mundo e de sociedade, marcada pelo individualismo e consumismo são ilimitados; isso tem impactos sérios nesse território rico em diversidade, e profundamente vulnerável e violada.

As definições da REPAM devem potenciar de maneira articulada, a ação da igreja no território pan-amazônico, com uma plataforma de intercâmbio e enriquecimento mutuo e uma confluência de esforços. 

Os eixos estratégicos da REPAM são:
1. Comunicação e Visibilidade (para construção de sentido e transformação)
2. Incidência soco-política internacional e promoção dos direitos humanos.
3. Fortalecimento do protagonismo, das culturas e dos projetos de vida dos povos indígenas na defesa dos direitos humanos e atenção aos grupos vulneráveis na Pan-Amazônia.
4. Métodos de acompanhamento pastorais e de formação: Formação para a Itinerancia e Inserção Pan-Amazônica.
5. Colaboração fraterna, redes, internacionais e gestão de recursos.
6. Investigação sobre a territorialidade Pan-Amazônica.
7. Igrejas fronteiriças e articulações
8. Modelos alternativos de desenvolvimento, "Bem Viver" ...

Bom lembrar as palavras do Papa Francisco, quando esteve na JMJ no Rio de Janeiro:
"Nossa missão é proteger toda a criação, a beleza da criação, como se diz no livro de Gênesis e, como mostra São Francisco de Assis é ter respeito por todas as criaturas de Deus e para com o ambiente em que vivemos "(Papa Francisco, 19-03-2013).


Frei Rodrigo de Castro Amédée Péret, ofm


Nenhum comentário:

Postar um comentário