terça-feira, 7 de julho de 2015

Direitos Humanos e Multinacionais

De 6 à 10 de julho, na ONU, em Genebra, está acontecendo a primeira reunião do grupo de trabalho para elaboração de um instrumento internacional juridicamente vinculante sobre empresas transnacionais e outras empresas em relação aos direitos humanos. Se trata de um caminho extremamente importante, no sentido de garantir um instrumento internacional que responsabilize as multinacionais pelas violações de direitos humanos e impactos negativos por elas causadas.

A luta pelos direitos humanos é muito grande. Defensores de direitos humanos, organizações e movimentos populares exercem um papel fundamental, na prevenção, mitigação e luta pela transparência, em relação aos abusos aos direitos humanos perpetrados pelas multinacionais, mundo a fora. Contudo, não são suficientes. São inúmeros os relatórios e informes em relação ao setor extrativista, legislação trabalhista, direito á terra urbana e rural, direitos indígenas. 

Esse processo iniciado pelas Nações Unidas busca mecanismos que acabem com a impunidade das corporações multinacionais. e com lacunas de regulação, seja em nível nacional, como internacional.

Uma delegação da família franciscana está presente nesse encontro. Particularmente a FI - Franciscans International, organização não governamental da família franciscana na ONU, acompanha todo esse processo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário