quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Declaração da Conferência Internacional do Povo sobre Mineração - Filipinas

Depois de três dias de discussões extensas, histórias compartilhadas e planejamento estratégico, uma unidade global foi forjada por mais de 140 representantes de comunidades afetadas pela mineração, organizações populares e outros grupos interessados e pessoas de mais de 29 países e seis continentes que se reuniram na Conferência Internacional do Povo sobre a Mineração 2015 (IPCM), realizada 30 de julho a 01 de agosto de 2015, em Quezon City, Filipinas.

A Conferência terminou com um compromisso global para resistir à devastação do meio ambiente, pilhagem de recursos e de vitimização de pessoas pela mineração em grande escala.

A conferência foi um espaço inspirador onde as pessoas de todo os seis continentes se reuniram para construir a sua resistência contra a mineração em grande escala. Foi um  espaço para muitas vítimas exporem testemunhos de assassinatos, assédio e deslocamento.

O evento reuniu um grupo diversificado de pessoas atingidas pela mineração, bem como de cientistas e de advogados que trabalham lado lado com as vítimas e organizações de base. Entre eles, tivemos Irmã Stella Matutina, uma religiosa, que manteve o público atento ao contar a luta do povo de Mindanao, onde a Glencore opera a mina Tampakan. 

Os participantes da conferência também tiveram a oportunidade de ouvir o professor Ron Watkins do Grupo Geoquímica Inorgânica Ambiental. Ele fez um relato revelador do processo químico que leva à poluição e contaminação de água e solo diretamente relacionados com a mineração. Ele levantou uma questão durante o debate: "Podemos extrair sem afetar o meio ambiente?" Ele deixou explícito que, onde quer que você tenha  mineração em pequena ou grande escala, você terá a poluição e contaminação.

Um tema que surgiu em quase todas as discussões durante toda a conferência foi a criminalização dos protestos e ataques contra a defensores dos direitos humanos e líderes comunitários. O uso de forças armadas estatais para defender os interesses das corporações e para silenciar resistência foi denunciado em muitos dos testemunhos.

A conferência do povo terminou com uma declaração final de unidade, concordada através de um esforço coletivo. A declaração de unidade apresenta um compromisso global de centenas de organizações de defesa dos direitos das pessoas para proteger seu território em todos os lugares.

Por favor, leia abaixo a declaração da Conferência  à imprensa sobre Mineração 2015:

DECLARAÇÃO DE IMPRENSA
01 de agosto de 2015
"Nossa resistência, Nossa Esperança ': A unidade global forjada para resistir a devastação da liberalização global de mineração”

Depois de três dias de discussões extensas, histórias compartilhadas e planejamento estratégico, uma unidade global foi forjada por mais de 140 representantes de comunidades afetadas pela mineração, organizações populares e outros grupos interessados e pessoas de mais de 29 países e seis continentes que se reuniram na Conferência Internacional do Povo sobre Mineração - 2015 (IPCM), realizada de 30 de julho a 01 de agosto de 2015, em Quezon City, Filipinas.

Em um comunicado unificado lançado em ocasião do segundo aniversário do desabamento da mina Philex, historicamente, um dos maiores desastres de   derramamento de mina no mundo que ocorreu na província de Benguet, nas Filipinas, nós, os participantes do IPCM expressamos nossa crescente consciência coletiva sobre a crise na indústria global da mineração, e testemunhamos a agressão às pessoas e ao meio ambiente.

Estamos conscientes dos projetos de mineração e seus colaboradores cada vez mais agravando a liberalização da mineração, os regimes fiscais injustos, e os acordos entre investidores e o Estado, buscando lucros maciços e se tornando mais imprudentes em seus processos de produção, negligenciando impunemente a segurança de seus trabalhadores, das comunidades atingidas, e do ambiente.

Esta convergência de várias experiências de resistência e luta, obtendo lições das vitórias, bem como das derrotas, nos trouxe inspiração e esperança, e nos deu firme vontade de parar a continuidade do ataque de pilhagem imperialista da mineração e ganância contra as pessoas e o meio ambiente.

Para este fim, nos comprometemos a participar em campanhas populares e pesquisas sobre a mineração destrutiva vis-à-vis as alterações climáticas, violações dos direitos humanos, impactos ecológicos e de saúde, as políticas de mineração nacionais, aspectos societários e financeiros das atividades de mineração, e o engajamento das economias emergentes nas áreas de mineração internacional.

Procuramos coordenar e reforçar as ações legais e políticas de defesa em relação à revogação das leis de liberalização de mineração, e o desenvolvimento e aplicação de leis positivas que promovam e protejam os direitos das pessoas. Para este fim, apoiamos a iniciativa para a criação de um centro internacional de pesquisa jurídica sobre a mineração destrutiva.

Nosso objetivo é fortalecer ferramentas e métodos que possam ser adaptados para capacitar as comunidades locais para monitorar os impactos ambientais e sanitários da mineração, no sentido de reforçar as redes de apoio por cientistas para comunidades afetadas por minas baseados na ciência.

Unimo-nos para forjar a solidariedade entre os vários movimentos sociais e setores no sentido de fortalecer e ampliar nossas redes, a construção de capacidades, especialmente entre as comunidades afetadas pela mineração, para o estabelecimento de um mecanismo de coordenação global que pode servir como um ponto de confluência de várias redes e iniciativas em todo o globo.

Esperamos que, trabalhando separadamente em nossos próprios contextos e países, e em conjunto através de ações coordenadas e da solidariedade internacionais para aumentar a nossa resistência coletiva para a defesa dos direitos, meio ambiente e um futuro comum, promoveremos o triunfo das pessoas sobre o lucro, da natureza sobre as políticas neoliberais da mineração, e para que a justiça social prevaleça sobre a morte e a destruição.

Referencia:
Clemente Bautista - 0922 844 9787
Membro, IPCM International Coordinating Body
National Coordinator, Kalikasan PNE

FONTE: WAR ON WANT

Nenhum comentário:

Postar um comentário