segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Espanha: Vitória insuficiente do PP dá opções para um pacto de esquerdas

As eleições na Espanha mostram uma nova fase política naquele país. Há mais de três décadas, a Espanha é governada pelo Partido Popular (PP), de centro direita, e pelo Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE), de centro-esquerdaO PP perdeu mais de 60 deputados em relação a 2011 e fica com 123, longe da maioria absoluta de 176 cadeiras, inclusive mesmo com o apoio do Cidadãos (Partido da Cidadania), de centro direita, que fica com com 40 deputados. Mariano Rajoy, que encabeça a chapa dos populares, terá uma dificuldade imensa para criar uma maioria que lhe permita formar Governo.

Em segundo lugar está o Partido Socialista (PSOE), , que perde 19 deputados mas mantém a liderança na oposição e poderia buscar uma maioria alternativa. O terceiro seria o Podemos, de esquerda, com 69 deputados. PSOE e Podemos, somam quase o mesmo que PP. O Podemos deve decidir se governa junto com os socialistas e mais um partido.

O resultado está marcado pela presença forte de dois partidos novos: Podemos e Cidadãos.

O PP e o PSOE sofreram um notável retrocesso e passaram de mais de 80% dos votos para 50%. O bipartidarismo, entendido como a soma hegemônica de ambos e a alternância no poder sem dificuldades, caiu. Desde 1982, o PP e o PSOE tinham governado a Espanha com maioria absoluta e com maioria simples.

O Secertário Geral do Podemos, Pablo Iglesias, afirmou: "Hoje nasceu uma nova Espanha. O Podemos obteve mais de 20% dos votos e cerca de 5 milhões de votos. Somos a primeira força política na Catalunha e Euskadi (País Basco)", e sublinhou que “acabou a alternância entre PP e PSOE em Espanha”.

"Estamos começando uma nova era política no nosso país e a nossa agenda, antes de mais, é a reforma constitucional", disse Iglesias ao ser questionado sobre possíveis acordos com outras formações para formar Governo ou para a votação de investidura do presidente do Governo.

O líder do Podemos falou ainda de suas prioridades: "em primeiro lugar a blindagem dos direitos sociais na constituição", defendendo o direito à habitação contra os despejos, a saúde pública e a educação.

O Podemos é um partido de esquerda fundado em 2014. A origem do Podemos é manifesto Mover: “converter a indignação em mudança política”. O objetivo é o de opor-se, com uma posição de esquerda, às políticas da União Européia para a crise econômica. 

FONTES: EL PAIS, ESQUERDA.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário