sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

VALE É MULTADA EM R$ 34,2 MILHÕES POR DANO AMBIENTAL NO PORTO DE TUBARÃO (ES)

A Polícia Federal realizou, na quinta-feira (21), uma coletiva de imprensa para explicar o motivo da interdição do Complexo Portuário de Tubarão, Vitória (ES). A constatação é a de que partículas de minério e também de carvão estariam sendo lançadas diretamente no mar de Camburi. O Porto de Tubarão é administrado pela Vale. Uma decisão judicial determinou “a suspensão temporária do exercício de atividade econômica por parte das empresas Vale e ArcelorMittal Brasil, no Píer II (minério de ferro) e no Pier de Carvão (Praia Mole)”.
Agência Reuters - ( por Marta Nogueira) - A Vale e a ArcelorMital foram multadas em 34,2 milhões de reais cada uma pela prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, por causarem danos ao meio ambiente com suas atividades no porto de Tubarão.
A multa foi aplicada na quinta-feira, quando a Vale cumpriu decisão da Justiça e interrompeu as exportações a partir de Tubarão --responsável pelo embarque de mais de 30 por cento de sua produção-- até que tome medidas ambientais.
Em nota, a prefeitura explicou que as multas têm caráter punitivo, "mas não isentam as empresas de reparar os danos ambientais provocados".
Procuradas, a Vale e a ArcelorMital informaram em nota que já foram notificadas sobre a multa pela Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) e que irão avaliar as informações.
A Vale acrescentou que vem atuando e investindo em seus sistemas de controle ambiental e cumprindo "rigorosamente" a legislação ambiental vigente.
FONTE: REUTERS


Nenhum comentário:

Postar um comentário