segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Papa na Suécia para celebrar 500 anos da Reforma de Lutero

ANSA EPA
O Papa foi convidado pela Federação Luterana Mundial (FLM) para participar da cerimônia de comemoração dos 500 anos da Reforma de Martinho Lutero. A viagem tem uma forte conotação ecumênica. O Papa chegou em Malmoe, na Suécia,  durante a viagem aérea ele disse aos jornalistas:  "Esta viagem é importante porque é um caminho eclesial, muito eclesial no campo do ecumenismo. O trabalho de vocês vai ajudar muito o entendimento, que as pessoas compreendam bem. Muito obrigado." Ele disse que os repórteres Papa ao voar para a Suécia.

Hoje, (31 outubro) ele terá duas reuniões ecumênicas - um rito na Catedral de Lund, e um
evento com testemunhos na arena de Malmo. O Papa atendendo o desejo da pequena comunidade católica da Suécia e de países vizinhos, ele irá celebrar a missa, em outro dia e em lugar separado, daquele das celebrações ecumênicas. Isso segundo o Papa, para dar enfatizar a importância e especificidade destes. Amanhã, na festa de Todos os Santos, celebrará a Santa Missa no Estádio Malmo, na qual representantes da FLM também estão convidados.

Para Francisco as intenções que moviam Lutero foram positivas e, apesar das divisões destes séculos, elas ajudaram o catolicismo a compreender melhor o sentido profundo da sua missão. De alguma forma, de fato, a Reforma, que o monge alemão pôs em andamento há 500 anos é a mesma que a Igreja ainda hoje pode e deve tomar: maior centralidade das Escrituras dentro de seu próprio ato e pensar. Havia uma pergunta que movia Luther em todos os seus movimentos: como posso ter um Deus misericordioso? É a mesma pergunta que tem que mover todos os cristãos. 

Antes de sua viagem, o Papa foi entrevistado pelo Pedre Ulf Jonsson, editor-chefe da revista sueca dos jesuítas, Signum. Essa entrevista foi publicada pelo periódico jesuíta italiano La Civiltà Cattolica.

Em resposta à pergunta sobre o que a Igreja Católica poderia aprender com a tradição luterana, o Papa disse: "Duas palavras me vêm à mente: 'Reforma' e 'Escrituras'. Vou tentar explicar. A primeira palavra é "reforma". A princípio, o gesto de Lutero era um gesto de reforma no que foi um momento difícil para a Igreja. Lutero queria chegar a uma solução para uma situação complexa. Então, este gesto - em parte por causa de situações políticas, também estou pensando em cuius region eius religio (cuja região, sua religião) - tornou-se um "estado" de separação e não um "processo" de reforma de toda a Igreja, que é fundamental, uma vez que o Igreja é sempre reformanda (sempre em reforma). A segunda palavra é "Escritura", a Palavra de Deus. Lutero deu um grande passo para colocar a Palavra de Deus nas mãos do povo. Reforma e escritura são os dois aspectos-chave que podem expandir a olhar para a tradição luterana. O que vem à mente agora são as Congregações Gerais antes do Conclave, como as busca  de uma reforma estava presente estava em nossas discussões ".

Fontes: RADIO VATICANO, VATICAN INSIDER, ANSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário