segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Rede "Igrejas e Mineração" lança site

Os grandes projetos de mineração são apresentados em nossos países como a solução para os problemas da pobreza e do subdesenvolvimento em nossas comunidades. No entanto, "não é possível encontrar na América Latina uma única comunidade que tenha saído da pobreza ou tenha melhorado significativamente os seus indicadores desenvolvimento depois que a tenha se estabelecido em seus territórios. Muito pelo contrário, com níveis mais elevados de pobreza, poluição ambiental, a destruição de formas de vida da comunidade, há também muitos sinais de degradação social e moral, violência, corrupção das autoridades e de líderes comunitários." Manifesta o pai Dario Bossi, religioso comboniano, fundador e um dos líderes da Rede e Mineração.  

Para se comunicar e tornar visíveis as ações de comunidades afetadas pela mineração, o trabalho de igrejas e agentes pastorais, assim como promover o debate em torno de temas pastorais e de ecoteologia. A rede ecumênica Igrejas e Mineração criou um atraente e educacional site, que  divulgará notícias da atualidade, artigos e reflexões sobre o cuidado e proteção da criação, avanços e progressos das comunidades na busca de alternativas para o sistema que depreda impiedosamente a irmã e mãe Terra.

Inspirado pelos ensinamentos do Papa Francisco, que na sua Encíclica "Laudato Si" convoca toda a humanidade a buscar novas alternativas de produção e novas formas de vida que garantam o cuidado da Casa Comum. A Rede e Igrejas e Mineração, se constitui como um espaço de diálogo de várias comunidades de fé, pastores, bispos, religiosos, religiosas e leigos que exercem as suas atividades pastorais acompanhando as comunidades e as populações afetadas pela mineração.

Convidamos você para visitar o site, pesquisar os vários espaços e partilhar as suas opiniões e sugestões. Não hesite em contactar e escrever para a rede: iglesiasyminería@gmail.com

Rede continental "IGLESIAS Y MINERIA"
Serviço de Coordenação Tel: +57 3176362463 +55 99 91955952 +593 99 9238054
www.facebook.com/IglesiasyMineria Twitter: @iglesiaymineria

Nenhum comentário:

Postar um comentário