domingo, 9 de abril de 2017

Conflito em fazenda deixa quatro feridos em Capitão Éneas (MG)


Netto Rodriguez fotografou Géssica, internada no HPS de Capitão Enéas
Quatro pessoas ficaram feridas num confronto entre integrandes de Sem-Terra e donos de uma fazenda, neste domingo (09), em Capitão Enéas, Norte de Minas. A PM de Montes Claros enviou reforço para a cidade para verificar a situação. O incidente foi na Fazenda Norte América. Géssica Thais Gonçalves Freitas e Fabrício Alvins Lima estão internados na Santa Casa e Hospital Nossa Senhora da Guia. Em estado grave, Vildomar Oliveira Gomes foi baleado no pescoço e encaminhado para a Santa Casa de Montes Claros, que informou que o estado de saúde dele é estável. Entre os feridos está também Gabriel Gonçalves, de dez anos que foi atingida de raspão no rosto, mas ainda se encontra com a família no assentamento.

Ainda no hospital, Géssica Gonçalves, uma das feridas, conta como tudo aconteceu.

“O Jackson, gerente da fazenda, por várias vezes foi ate nós para que pudéssemos ir a
Foto Netto Rodriguez
uma reunião na fazenda. Ele insistiu muito e nós aceitamos o convite. Hoje, éramos 300 famílias, fomos ate a sede por volta das 7h30. Ao chegar à cancela fomos recebidos a bala por cerca de dez jagunços. Eles atiraram sem dó e nem piedade. Tinha crianças, idosos, gravidas. Nós vimos o dono da fazenda no lugar. Pedimos pra não atirar. Abaixamos pra não sermos baleados. Eu levei um tiro que atravessou a minha perna. Agora estou aqui. Foram momentos de terror. Gritávamos por paz, queremos paz. Foi um verdadeiro golpe. O que era pra ser um encontro de paz virou um cenário de guerra. Foi uma covardia”, afirmou por telefone Géssica.

A fazenda está invadida desde o dia 16 de janeiro. À época da ocupação, o movimento divulgou que cerca de 150 famílias participavam da ação e afirmaram que a fazenda possui cerca de três mil hectares e pertenceria à Associação Educativa do Brasil (Soebras), que segundo eles, teria arrematado a fazenda em um leilão, devido a uma dívida da fazenda com um banco federal, que ainda não foi paga. A Soebras divulgou nota negando que ela ou os fundadores da associação sejam os proprietários da Fazenda Norte América e afirmou ainda que a fazenda possui convênio com a Soebras para as aulas práticas dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O atual dono da fazenda seria o empresário Leonardo Andrade*, que ainda não foi localizado pelo Portal Webterra para se pronunciar sobre o caso.

Com informações do Jornalista Netto Rodriguez, Direto de Capitão Enéas. 
FONTE: Portal Webterra

* Leonardo Andrade, sócio do ex-prefeito de Montes Claros, Rui Muniz, se identificou como proprietário e se dispôs a vender as terras ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Este deveria destiná-las à criação de um assentamento, no entanto, a morosidade do Instituto permitiu o acirramento do conflito instalado. (da Página do MST)

Nenhum comentário:

Postar um comentário