domingo, 24 de setembro de 2017

Incêndio em unidade da Vale Fertilizantes e Uberaba (MG)


Na quinta-feira, 21 de setembro,  no complexo industrial da Vale Fertilizantes, unidade produtora de ácido súlfurico, na Estrada da Cana, no Distrito Industrial III de Uberaba, no Triângulo Mineiro, um incêndio, mobilizou duas guarnições do Corpo de Bombeiros e cerca de 50 brigadista da empresa. O fogo teve início numa torre de transmissão, por volta do meio-dia. Devido ao vazamento de gás e a grande quantidade de fumaça, os funcionários precisaram ser evacuados do local. 


Segundo reportagem do Jornal O Estado de Minas, equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) irão avaliar se houve danos danos ambientais, incluindo em mananciais e no Rio Grande,. Essa unidade da Vale está próxima, a esse rio, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo.

Segundo a Vale o incendio foi na torre de resfriamento de água de processos de uma unidade produtora de ácido sulfúrico.

Outros casos

Em janeiro de 2017, um icêndio ocorreu na unidade da Vale Fertlizantes, em Cubatão, no estado de São Paulo. Na época, a Vale informou à imprensa que o incêndio teve início numa correia transportadora que alimenta o armazém da unidade de nitrato de amonio. Segundo o Corpo de Bombeiros informaram na época, houve vazamento de nitrato de amônio e ácido sulfúrico na atmosfera, produtos considerados altamente tóxicos.

Em dezembro de 2015,  houve vazamento de ácido sulfúrico no tanque do Complexo Mineroquímico da Vale Fertlizantes, me Araxá, Minas Gerais. Na época as denuncias eram de que um dos tanque já apresentava problemas estruturais há algum tempo, inclusive com vazamentos em pequenas proporções que, segundo técnicos da empresa, são considerados de índice normais . 

Em janeiro de 2017, um inciendio atingiu a unidade da Vale Fertlizantes em Cubatão, no estado de Sçao Paulo. Na é

Nenhum comentário:

Postar um comentário