segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Terminou o Congresso Medellin 50 anos - Opção pelos pobres e pela terra

O Congresso eclesial “"Medellín cinquenta anos: profecia, comunhão, participação" foi realizado de 23 a 26 de agosto de 2018, em Medellin, na Colombia e celebrou o 50º aniversário da segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (1968).

O Congresso Medellin 50 anos, terminou e se reafirmou na Igreja latino Americana a centralidade da opção pelos pobres e a opção pela terra, ecologia integral, a partir da Encíclica Laudato Si', do Papa Francisco: "escutar o grito dos pobres e o grito da terra".  

Na abertura do congresso, na Ponticia Universita Bolivariana de Medellín, foi apresentada a obra "Bispos da Grande Pátria: Pastores, Profetas e Mártires". O volume, editado pela teóloga Ana María Bidegaín, apresenta as figuras de 21 bispos, que viveram na segunda metade do século XX e em muitos casos estiveram entre os protagonistas da Conferência de Medellín em 1968 e nos anos seguintes.

Por ocasião da missa de abertura, na Catedral, o arcebispo de Medellín, Mons. Ricardo Antonio Tobón Restrepo, disse que "uma igreja leve não é suficiente para fazer o Espírito brotar, precisamos da surpresa que os bispos viveram há 50 anos: a experiência do Espírito do Concílio Vaticano II e o compromisso do continente que se sentia capaz de criatividade e que historicamente levará paz e justiça à nossa realidade latino-americana. Para realizar esta missão, a Igreja é chamada a se purificar, a ir ao essencial, a construir uma unidade profunda, a aumentar sua paixão apostólica, a viver a opção preferencial pelos pobres e pelos jovens ".

O cardeal peruano Pedro Barreto Jimeno, arcebispo de Huancayo e vice-presidente do Rede Eclesial Pan Amazônica - REPAM, durante seu discurso no congresso afirmou que há 50 anos, em Medellin, nasceu uma Igreja "Pascal", que "aventurou-se a pôr em prática" as diretrizes do Concílio Vaticano II na realidade latino-americana, com o mesmo estilo com o qual "Maria prontamente partiu para visitar sua prima Isabel". Ele assinalou que "a própria eleição de Francisco, o primeiro Papa latino-americano, é fruto de toda a história da Igreja latino-americana, na fidelidade não só às diretrizes do Concílio Vaticano II, mas também e fundamentalmente na fidelidade a um Cristo sofredor, a um Cristo que morre e a um Cristo que ressuscita ". Sublinhou, ainda, a centralidade da opção pelos pobres, proclamada pela Conferência de Medellín, sem deixar de admitir que não foi aceita por muito tempo ou adequadamente assumida na Igreja, até que o Papa Bento XVI, em Aparecida, declarou que "opção preferencial pelos pobres" está implícita na fé cristologica ".

Por sua vez, o padre Augusto Zampini, do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Intergral, do Vaticano, definiu três sinais de vida de nossa realidade, que devemos cuidar e trabalhar: 1. O dinamismo do desenvolvimento do continente no qual a Igreja deve expressar seu testemunho e serviço contra a iniquidade e danos ambientais que são atualmente experimentados. 2. Não há desenvolvimento humano sem ambiente: todas as formas em que vivemos estão ligadas à riqueza da biodiversidade. Você não pode planejar a cidade às custas da vida humana e da natureza. 3. Espiritualidade como fundamento para viver na equidade e amor de Cristo.

Metodolgia do Congresso:

Foram dias intensos de reflexão e debates, caracterizados pela metodologia do ver-julgar-agir, com reflexões teológicas e pastorais, com a participaçãoo de 480 pessoas, entre cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos  e leigas.

Todos os participantes estavam organizados em 4 núcleos, dividos em 22 grupos temáticos chamados de "Comunidades de Vida e Aprendisagem"  que permitiram identificar as grandes intuições teológicas e pastorais de Medellín, em vista de nosso momento histórico. Em cada Comunidade, três painéis foram desenvolvidos por especialistas no tema específico e duas significativas experiências pastorais foram apresentadas.

Dos 4 núcelos de temas, 3 se relacionavam ao documento conclusivo de Medellín (1968), o quarto núcleo abordou temas para além daqueles abordados, em 1968,  veja os núcelos e temas.

I. Promoção Humana
1. Justiça, paz e reconciliação
2. Família
3. Educação
4. Juventude
II. Evangelização e crescimento da fé
5. Religiosidade popular pastoral e popular
6. Pastoral das elites, pastoral urbana
7. Catequese
8. Liturgia
III. A igreja visível e suas estruturas
9. Protagonismo dos leigos na Igreja e na sociedade
10. Sacerdotes
11. Vida Consagrada
12. Formação do clero
13. A Igreja e os pobres
14. Pastoral de conjunto
15. Comunicação Social
VI. Outros desafios para o discipulado missionário da Igreja
16. Mulheres na Igreja
17. Desenvolvimento integral e cuidado da criação
18. Formação de discípulos missionários. Vocações na Igreja
19. Comunidades eclesiais básicas e pequenas comunidades
20. Povos indígenas e afro-americanos
21. Migração, refúgio e tráfico de pessoas
22. Animação bíblica da pastoral

Um documento final será publicado nofinal de setembro, com os resulatdos dos grupos de "Comunidades de Vida e Aprendizagem"

Comunicado Final:

Um comunicado, será divulgado nos próximos dias, firmado pelos representantes do CELAM, o CLAR, Cáritas Latinoamericanas e a Arquidiócesis de Medellín, que foi lido pelo Cardeal Carlos Rubén Salazar, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, expressou gratidão ao Papa Francisco por sobre o “serviço abnegado à Igreja e por seu testemunho ". Sobre a missão depois dos 50 anos do documento de Medellín, ele disse que "começamos um novo estágio, um novo relacionamento, novos laços que nos permitem construir uma Igreja mais fraterna, mais igualitária, mais pobre e mais missionária".

Nenhum comentário:

Postar um comentário