sexta-feira, 3 de maio de 2019

Papa Francisco recebe fotos de todos os mortos do crime da Vale em Brumadinho

Papa Francisco recebeu em 3 de maio, das mãos de Dari Pereira sobrevivente do crime da Vale em Brumadinho e Frei Rodrigo Péret da Rede Igrejas e Mineração e Grupo de Trabalho de Mineração da CNBB, as fotos com os nomes das 270 pessoas mortas, pelo crime da Vale. O Papa, emocionado, abençoou as fotos e expressou sua solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos e à todos os atingidos. Em seguida o Papa ficou com as fotos, num gesto de carinho, respeito e solidariedade.

No dia 18 de maio, um representante do Papa, Monsenhor Duffé, estará visitando Brumadinho e conhecendo de perto a realidade e a luta dos atingidos.

Durante a audiencia o Papa afirmou que:  "As condições precárias de nossa casa comum se devem principalmente a um modelo econômico que vem sendo seguido há muito tempo. É um modelo voraz e orientado para o lucro, com um horizonte limitado e baseado na ilusão de crescimento econômico ilimitado. Embora muitas vezes vemos seu impacto desastroso no mundo natural e na vida das pessoas, ainda estamos relutantes em mudar. "As potências econômicas continuam a justificar o atual sistema mundial, no qual prevalecem a especulação e a busca de renda financeira, que tendem a ignorar todos os contextos e os efeitos sobre a dignidade humana e o meio ambiente" (Laudato Si, 56).

Continuando a citar sua Encíclica Laudato Si, o papa disse em seu discurso: “Estamos conscientes de que "o mercado por si só não garante o desenvolvimento humano integral e a inclusão social" (LS, 109) e que "a proteção ambiental não pode ser assegurada apenas com base no cálculo financeiro de custos e benefícios" (LS, 190). Precisamos de uma mudança de paradigma em todas as nossas atividades econômicas, incluindo a mineração.” Papa Francisco chamou a atenção sobre o Sinodo da Amazônia, dizendo: "é essencial prestar atenção especial às comunidades aborígines com suas tradições culturais. Eles não são apenas uma minoria entre outros, mas eles devem se tornar os principais interlocutores, especialmente quando prosseguimos com grandes projetos que afetam seus espaços "(LS, 146). Exortou a todos que respeitem os direitos humanos fundamentais e a voz das pessoas dessas belas, mas frágeis comunidades. E em comunhão com os bispo da América Latina denunciou que o extrativismo é “uma tendência desenfreada do sistema econômico para transformar os bens da natureza em capital. A ação de "extrair" a maior quantidade de materiais no menor tempo possível, convertendo-os em matérias-primas e fatores de produção que a indústria utilizará, será transformada em produtos e serviços que outros comercializarão, a empresa consumirá e, portanto, a própria natureza receberá na forma de lixo poluente, é o circuito consumista que é criado com velocidade e risco cada vez maiores ”. O Papa terminou seu discurso pedido para não perdermos de vista que “o que está em jogo é a dignidade de nós mesmos. Somos os primeiros interessados em transmitir um planeta habitável para a humanidade que virá depois de nós. É um drama para nós mesmos, porque isso põe em questão o significado de nossa passagem nesta terra "(LS, 160).

Esta audiência se deu no contexto da reunião do Dicasterio pela Promoção do Desenvolvimento Integral Humano, com comunidades atingidas por mineração e mineradoras, em Roma. Essa reunião foi realizada nos dias 2 e 3 maio, com a seguinte agenda agenda segundo o convite: no primeiro dia, houve uma reunião com "representantes de várias agências católicas e comissões episcopais para compartilhar suas experiências, preocupações, expectativas, ideias e sugestões que ajudam a melhorar os negócios e seu relacionamento com as comunidades". No segundo dia, cerca de 30 executivos da indústria da mineração e de serviços relacionados se juntaram ao grupo do primeiro dia.

Leia na integra o discurso do papa:

Caros irmãos e irmãs

Saúdo a todos e agradeço ao Cardeal Turkson pela sua introdução. Agradeço-lhe por ter vindo ao Vaticano para tratar deste diálogo sobre o tema "Mineração para o bem comum".

Na encíclica Laudato si ', sobre o estado preocupante do planeta, enfatizei a necessidade de "dialogar com todos sobre a nossa casa comum" (nº 3). Precisamos de um diálogo que realmente responda ao grito da terra e ao grito dos pobres (veja ibid., 49). Eu particularmente aprecio que, em sua reunião, representantes das comunidades envolvidas nas atividades de mineração e os responsáveis ​​pelas empresas de mineração estejam reunidos em torno da mesma mesa. Isso é louvável e é um passo essencial no caminho para o progresso. Devemos encorajar esse diálogo para continuar e se tornar a norma, e não a exceção. Felicito-o porque empreendeu o caminho do diálogo mútuo com espírito de honestidade, coragem e fraternidade.

As condições precárias de nossa casa comum se devem principalmente a um modelo econômico que vem sendo seguido há muito tempo. É um modelo voraz e orientado para o lucro, com um horizonte limitado e baseado na ilusão de crescimento econômico ilimitado. Embora muitas vezes vemos seu impacto desastroso no mundo natural e na vida das pessoas, ainda estamos relutantes em mudar. "As potências econômicas continuam a justificar o atual sistema mundial, no qual prevalecem a especulação e a busca de renda financeira, que tendem a ignorar todos os contextos e os efeitos sobre a dignidade humana e o meio ambiente" (ibid., P. 56).

Neste contexto, o título da sua reunião, "Mineração para o bem comum", é muito apropriado. O que isso implica concretamente? Permitam-me articular algumas reflexões a esse respeito que poderiam ser úteis para você em seu diálogo.

Em primeiro lugar, a mineração, como qualquer atividade econômica, deve servir toda a comunidade humana. Como São Paulo VI escreveu: "Deus destinou a terra e tudo o que ela contém para o uso de todos os homens e todos os povos, para que os bens da criação fluam igualmente para as mãos de todos" [1]. Este é um pilar do ensino social da Igreja. Nesta perspectiva, o envolvimento das comunidades locais é importante em todas as fases dos projetos de mineração. «É sempre necessário obter consenso entre os diversos atores sociais, que podem trazer diferentes perspectivas, soluções e alternativas. Mas no debate as pessoas locais devem ter um lugar privilegiado, que se questionem sobre o que querem para si e para seus filhos, e podem levar em consideração os objetivos que transcendem o interesse econômico imediato "(Enc. Laudato si '). , 183).

À luz do próximo Sínodo sobre a Amazônia, gostaria de enfatizar que "é essencial prestar atenção especial às comunidades indígenas com suas tradições culturais. Eles não são apenas uma minoria entre outros, mas eles devem se tornar os principais interlocutores, especialmente quando prosseguimos com grandes projetos que afetam seus espaços "(ibid., P. 146). Essas comunidades vulneráveis ​​têm muito a nos ensinar. "Para eles, de fato, a terra não é um bem econômico, mas um dom de Deus e dos ancestrais que nela habitam, um espaço sagrado com o qual precisam interagir para nutrir sua identidade e seus valores. [...] No entanto, em diferentes partes do mundo, eles estão sob pressão para abandonar suas terras e deixá-las livres para projetos de mineração, agricultura ou pecuária que não prestam atenção à degradação da natureza e da cultura "(ibid.). Peço a todos que respeitem os direitos humanos fundamentais e a voz das pessoas dessas belas, mas frágeis comunidades.

Em segundo lugar, a mineração deve estar a serviço da pessoa humana e não o contrário. Como escreveu o Papa Bento XVI, "nas intervenções para o desenvolvimento deve ser preservado o princípio da centralidade da pessoa humana, que é o assunto que deve primariamente assumir o dever de desenvolvimento". [2] Cada pessoa é preciosa diante dos olhos de Deus e seus direitos humanos fundamentais são sagrados e inalienáveis, independentemente do status social ou econômico. A atenção à proteção e ao bem-estar das pessoas envolvidas nas operações de mineração, bem como o respeito pelos direitos humanos fundamentais dos membros das comunidades locais e aqueles que defendem suas causas, são princípios não negociáveis. Somente a responsabilidade social corporativa não é suficiente. Devemos garantir que as atividades de mineração levem ao desenvolvimento humano integral de toda e qualquer pessoa e de toda a comunidade.

Em terceiro lugar, é necessário incentivar o desenvolvimento de uma economia circular, especialmente no âmbito das atividades de mineração. Considero que a observação de meus irmãos bispos da América Latina, feita em sua recente carta pastoral sobre atividades extrativistas, é muito pertinente. Eles escrevem: "Por" extrativismo "queremos dizer uma tendência desenfreada do sistema econômico para transformar os bens da natureza em capital. A ação de "extrair" a maior quantidade de materiais no menor tempo possível, convertendo-os em matérias-primas e fatores de produção que a indústria utilizará, será transformada em produtos e serviços que outros comercializarão, a empresa consumirá e, portanto, a própria natureza receberá na forma de lixo poluidor, é o circuito consumista que é criado com velocidade e risco cada vez maiores ". [3]

Temos que denunciar e evitar essa cultura de desperdício. «O sistema industrial, ao final do ciclo de produção e consumo, não desenvolveu a capacidade de absorver e reutilizar resíduos e escórias. Ainda não conseguimos adotar um modelo de produção circular que assegure recursos para todos e para as gerações futuras, e que nos obrigue a limitar tanto quanto possível o uso de recursos não renováveis, o consumo moderado, a maximização da eficiência da exploração, a reutilização e reciclar »(Enc. Laudato si ', 22). A promoção de uma economia circular e a abordagem de "reduzir, reutilizar, reciclar" também estão muito de acordo com o Consumo Sustentável e os Modelos de Produção promovidos no 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Além disso, as tradições religiosas sempre apresentaram a sobriedade como um componente-chave de um estilo de vida ético e responsável. A sobriedade também é vital para salvar nossa casa comum. "Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra" (Mt 5: 5).

Queridos irmãos e irmãs, nossos esforços e nossa luta para salvaguardar a casa comum são verdadeiramente uma jornada ecumênica que nos desafia a pensar e agir como membros de uma casa comum (oecumene). Estou particularmente satisfeito por seu encontro ter reunido representantes de igrejas e comunidades de fé de todo o mundo. Agradeço também aos representantes do setor de mineração por participarem dessa conversa. Precisamos agir juntos para curar e reconstruir nosso lar comum. Somos todos chamados a "colaborar como instrumentos de Deus para o cuidado da criação, cada um com sua própria cultura e experiência, suas próprias iniciativas e capacidades" (LS 14).

Espero que sua reunião seja realmente um momento de discernimento e possa levar a ações concretas. Espero que, como os bispos latino-americanos escreveram, você possa "analisar, interpretar, discernir o que é apropriado ou não sobre atividades extrativistas nos territórios e, portanto, propor, planejar, agir para transformar nosso estilo de vida, influenciar políticas energéticas". mineração de estados e governos, bem como políticas e estratégias de empresas dedicadas ao extrativismo, a fim de alcançar o bem comum e um autêntico desenvolvimento humano, sustentável e integral ". [4]

Sua reunião é importante porque você está lidando com questões que dizem respeito ao futuro de nosso lar comum e ao futuro de nossos filhos e das futuras gerações. "Precisamos perceber que o que está em jogo é a dignidade de nós mesmos. Somos os primeiros interessados em transmitir um planeta habitável para a humanidade que virá depois de nós. É um drama para nós mesmos, porque isso põe em questão o significado de nossa passagem nesta terra "(Enc. Laudato si ', 160). Que você nunca perca de vista este grande horizonte!

Com carinho te abençoo, suas famílias e suas comunidades. Por favor, ore por mim também. Obrigado.
Papa Francisco

[Texto original: italiano]

_____________________

[1] Carta Enc. Populorum progressio, 22.
[2] Lett. Enc. Caritas in veritate, 47.
[3] CELAM, Discípulos missionários custódios da casa comum. Discernimento à luz da encíclica Laudato si ’, Bogotá, janeiro 2018, 11.
[4] CELAM, Discípulos missionários custódios da casa comum. Discernimento à luz da encíclica Laudato si ’, Bogotá, enero 2018, 12.

Um comentário:

  1. Ainda bem que temos um papa sensível aos problemas dos pobres Deus abemcao a sua vida é proteja desse capitalismo selvagem que destrói todos que tentam impedir a sua ganancia

    ResponderExcluir