quinta-feira, 15 de agosto de 2019

N. S. da Abadia da Água Suja - protetora dos atingidos pela mineração


Viva Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, cidade de Romaria (MG). No seu título a referência à água suja proveniente da extração de diamantes, que ainda existe e impacta as águas dos córregos locais e do rio Bagagem. 


Nos proteja e nos dê força na luta contra os impactos ambientais e violações de direitos humanos causados pela mineração. 

Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, protetora dos atingidos pela mineração – Rogai por nós!
A mineração ameaça, expulsa, mata, mutila e explora pessoas e destrói o meio ambiente. Para se imporem nos territórios as empresas mineradoras, desenvolvem uma narrativa comum que busca legitimar seus empreendimentos. Para garantir o "licenciamento", eles manipulam a opinião pública, com promessas de "progresso e desenvolvimento" que, de fato, nunca chegam às comunidades locais. Mariana e Brumadinho vivem até hoje a dor e consequências da ação criminosa das mineradoras.

Repitamos com o Papa Francisco: “Amor cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político”; “amor à sociedade e o compromisso pelo bem comum, são uma forma eminente de caridade”; “amor social é a chave para um desenvolvimento autêntico” (Laudato Si)

A Festa de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, na cidade de Romaria (MG) acontece em 15 de agosto. Este ano de 2019 se comemoram os 149 anos de romaria e venereação à Nossa Senhora da Abadia da Água Suja. Especialmente, em 10 de novembro deste ano, será celebrada a XXII Romaria da Terra e das Águas de Minas Gerais, na cidade de Romaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário