domingo, 12 de abril de 2020

Nesta Páscoa Papa Francisco aos movimentos populares: "Continuem sua luta e cuidem-se como irmãos"


Aos irmãos e irmãs dos movimentos e organizações populares. 

Queridos amigos


Lembro-me com frequência de nossas reuniões: duas no Vaticano e uma em Santa Cruz de la Sierra e confesso que essa "memória" me faz bem, me aproxima de vocês, me faz repensar tantos diálogos durante essas reuniões e em tantas ilusões que nasceram e cresceram lá e muitas delas se tornaram realidade. Agora, no meio dessa pandemia, lembro-me de uma maneira especial e quero estar perto de vocês.

Nestes dias de tanta angústia e dificuldade, muitos se referiram à pandemia que sofremos com metáforas bélicas. Se a luta contra a covid-19 é uma guerra, vocês são um verdadeiro exército invisível lutando nas perigosas trincheiras. Um exército que conta apenas com as armas da solidariedade, da esperança e do sentido de comunidade que renasce nestes dias nos quais ninguém se salva sozinho. Vocês são, para mim, como lhes disse em nossos encontros, verdadeiros poetas sociais que, a partir das periferias esquecidas, criam soluções dignas para os problemas mais urgentes dos excluídos

Sei que muitas vezes vocês não são reconhecidos como deveriam porque, para este sistema, são verdadeiramente invisíveis. As soluções de mercado não chegam às periferias e a presença protetora do Estado é escassa. Tampouco vocês tem os recursos para realizar suas funções. Vocês são vistos com suspeita por superar a mera filantropia através da organização comunitária ou por reivindicar seus direitos, ao invés  de ficarem resignados à espera de ver se alguma migalha cai daqueles que detêm o poder econômico. Muitas vezes, amargam a raiva e a impotência ao ver que as desigualdades persistem mesmo quando terminam todas as desculpas para sustentar privilégios . No entanto, vocês não se escondem na denúncia: arregaçam as mangas e continuam trabalhando pelas suas famílias, seus bairros, pelo bem comum. Esta sua atitude me ajuda, questiona e ensina muito.

Penso nas pessoas, sobretudo nas mulheres, que multiplicam o pão nos restaurantes comunitários, cozinhando com duas cebolas e um pacote de arroz um delicioso refogado para centenas de crianças; penso nos doentes, penso nos idosos. Nunca aparecem nos grandes meios de comunicação. Tampouco aparecem os camponeses e agricultores familiares que seguem lavrando para produzir alimentos saudáveis sem destruir a natureza, sem monopolizar ou negociar com a necessidade do povo. Quero que vocês saibam que nosso Pai Celestial olha por vocês, os valoriza, reconhece e os fortalece em sua escolha.

Quão difícil é ficar em casa para quem mora em uma pequena casa precária ou para quem não tem teto diretamente. Quão difícil é para migrantes, pessoas privadas de liberdade ou para aqueles que realizam um processo de cura para vícios. Vocês estão lá, colocando seu corpo ao lado deles, para tornar as coisas menos difíceis, menos dolorosas. Parabenizo e agradeço do fundo do meu coração. Espero que os governos entendam que os paradigmas tecnocráticos (sejam centrados no estado, centrados no mercado) não são suficientes para enfrentar esta crise ou outros problemas importantes da humanidade. Agora, mais do que nunca, são as pessoas, as comunidades, os povos que devem estar no centro, unidos para curar, cuidar, compartilhar.

Sei que foram excluídos dos benefícios da globalização. Não desfrutam daqueles prazeres que anestesiam tantas consciências. Apesar disso, sofrem as desvantagens. Os males que nos afligem os colpeia duas vezes. Muitos de vocês vivem o dia a dia sem nenhum tipo de garantias legais para protegê-los. Os vendedores ambulantes, os recicladores, os comerciantes, os pequenos agricultores, os construtores, as costureiras, os que realizam diferentes tarefas de cuidado. Vocês, trabalhadores da economia informal, independente ou popular, não têm um  salário estável para resistir a este momento... e as quarentenas se tornam insuportáveis. Talvez este seja o momento de pensar em um salário universal que reconheça e dê dignidade às nobres e insubstituíveis tarefas que desempenham; capazes de garantir e realizar uma realidade tão humana e tão cristã: que nenhum trabalhador fique desprovido de direitos

Também gostaria de convidá-lo a pensar no "depois", porque esta tempestade vai acabar e suas sérias conseqüências já estão sendo sentidas. Você não é improvisado, tem a cultura, a metodologia, mas principalmente a sabedoria que é amassada com o fermento para sentir a dor do outro como sua. Quero que pensemos no projeto de desenvolvimento humano integral que almejamos, centrado no protagonismo dos Povos em toda a sua diversidade e o acesso universal a esses três T que vocês defendem: terra, teto e trabalho. Espero que este momento de perigo nos tire do piloto automático, agite nossas consciências adormecidas e permita uma transformação humanista e ecológica que coloque fim à idolatria do dinheiro e coloque a dignidade e a vida no centro. Nossa civilização, tão competitiva e individualista, com suas taxas frenéticas de produção e consumo, seus luxos excessivos e lucros excessivos para poucos, precisa reduzir a marcha, se repensar, se regenerar. Vocês são construtores indispensáveis ​​dessa mudança urgente; aliás, você tem uma voz autorizada para testemunhar que isso é possível. Vocês conhecem crises e privações ... que com modéstia, dignidade, comprometimento, esforço e solidariedade, conseguem se transformar em uma promessa de vida para suas famílias e comunidades.

Continuem com sua luta e cuidem-se como irmãos. Rezo por vocês, rezo com vocês e quero pedir ao nosso Deus Pai que os abençoe, cubra-os com o seu amor e o defenda no caminho, dando-lhes a força que nos mantêm em pé e não decepiciona: a esperança. Por favor, rezem por mim, que também necessito.

Fraternalmente,

Francisco


Ciudade do Vaticano, 12 de abril de 2020, Domingo de Páscoa.
FONTE: VATICAN NEWS 



Nenhum comentário:

Postar um comentário