segunda-feira, 27 de julho de 2020

Nota de Adesão da Família Franciscana à Carta dos Bispos Católicos ao Povo de Deus

Nota de Adesão da Família Franciscana à Carta dos Bispos Católicos ao Povo de Deus

Brasília, 27 de julho de 2020.
“Quem amaldiçoa um pobre prejudica a Cristo, cuja nobre imagem ele veste, a imagem daquele que se fez pobre por nós neste mundo” (1Cel 76). 
São Francisco de Assis
A Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB e o Serviço Interfranciscano de Justiça Paz e Ecologia - SINFRAJUPE, entendendo a gravidade da situação política em que vivemos, agradecem e acolhem a CARTA AO POVO de DEUS, assinada por mais de 150 Bispos, se posicionando contra o governo de Jair Bolsonaro. Comungamos com a dimensão profundamente cristã dessa mensagem e nos somamos ao seu apelo profético. É de participar de “um amplo diálogo nacional que envolva humanistas, os comprometidos com a democracia, movimentos sociais, homens e mulheres de boa vontade, para que seja restabelecido o respeito à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito, com ética na política, com transparência das informações e dos gastos públicos, com uma economia que vise ao bem comum, com justiça socioambiental, com ‘terra, teto e trabalho’, com alegria e proteção da família, com educação e saúde integrais e de qualidade para todos.”
De forma lúcida, os Bispos dizem que: “Analisando o cenário político, sem paixões, percebemos claramente a incapacidade e inabilidade do Governo Federal em enfrentar essas crises.” [...] “O sistema do atual governo não coloca no centro a pessoa humana e o bem de todos, mas a defesa intransigente dos interesses de uma ‘economia que mata’ (Alegria do Evangelho, 53), centrada no mercado e no lucro a qualquer preço”. 
Os Bispos em sua função pastoral, nos lembram que “Evangelizar é a missão própria da Igreja, herdada de Jesus. Ela tem consciência de que “evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (Alegria do Evangelho, 176). Temos clareza de que “a proposta do Evangelho não consiste só numa relação pessoal com Deus. A nossa reposta de amor não deveria ser entendida como uma mera soma de pequenos gestos pessoais a favor de alguns indivíduos necessitados […], uma série de ações destinadas apenas a tranquilizar a própria consciência. A proposta é o Reino de Deus […] (Lc 4,43 e Mt 6,33)” (Alegria do Evangelho, 180). Nasce daí a compreensão de que o Reino de Deus é dom, compromisso e meta.”
No espírito de Francisco e Clara de Assis, nós franciscanos e franciscanas, reafirmamos o compromisso pela busca de uma vida que promova e defenda a justiça, os direitos humanos e nossa Casa Comum, o planeta. Convidamos a todas as pessoas, no espírito da convocação da carta dos Bispos, a nos unirmos na construção da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação.

                   Ir. Cleusa Aparecida Neves, CFA
                                  Presidente
                 Conferência da Família Franciscana
                              do Brasil – CFFB
                               SINFRAJUPE

18 comentários:

  1. Parabéns, Conferência Franciscana pela Carta de apoio aos Bispos. Estamos juntos. Tenho dois confrades três confrades nesta lista: Dom Evaristo P. Springer, Dom U. Atuantes e Dom Severino Clasen.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos nossos Bispos. É com certeza todos nós da família franciscana estamos fazendo parte desta carta.Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que também da periferia da Igreja surja a verdadeira profecia como a de Amós ou Miqueias. Parabéns aos bispos, à Família Franciscana. Se nós nos calarmos, os falsos mestres profetizarão.

    ResponderExcluir
  4. parabéns aos nossos bispos e à família franciscana

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Família Franciscana! Graças à Deus! É a nossa Igreja evidenciando seu proferido!

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida, o carisma do santo de Assis e e o espírito do Evangelho são incompatíveis com esse desgoverno maligno que tortura o nosso Brasil!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!! Esperançar é preciso!!!!

    ResponderExcluir
  8. Independente de partidos políticos concordo plenamente com a carta dos bispos brasileiros,para que o mundo seja mais humanista seguindo o que nos encinou São Francisco.

    ResponderExcluir
  9. Denuncia e profetismo.
    Precisamos ser frente a situação de clamor e lágrimas que o Brasil e o mundo vive.
    Não vamos cruzar os braços..

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo por esta ação profética.Que a vida seja defendida sempre Jesus disse: Eu vim para que todos e todas tenham Vida e vida plenamente

    ResponderExcluir
  11. Sem ódio,mas também sem medo a Palavra de Deus contra a tirania,proclamarei

    ResponderExcluir
  12. Lamento que os saudosistas da Teologia da Libertação apoiem tanta corrupção e hipocrisia. Lamento, mas sigo o Evangelho, respeitando valores e princípios e não Ideologias!!

    ResponderExcluir
  13. Esses bispos nos envergonham!! Foram anos e anos,de roubos,fraudes,libertinagem.O PT destruiu valores Cristãos das nossas famílias,defendendo aborto,ideologia de gênero e todos ficaram calados e agora se levantam contra um Presidente,que teve coragem de ir de encontro a esses vermes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um absurdo, toda autoridade emana de Deus. Nunca se pronunciaram com a corrupção. Vão anunciar o evangelho e falar da volta de Cristo.

      Excluir
  14. Verdade. É um absurdo o que temos vivido com esse desgoverno. Que só pensa no lucro acima da vida. E muitos ainda continua acreditando que ele é um homem de Deus. Deus hoje está na sargeta juntos com tantos que morrem em dignidade, fome e falta de justiça social.

    ResponderExcluir
  15. Graças a Deus que a profecia de Dom Helder continua viva.Ele pediu antes de ir para a casa do Pai: Não deixem a profecia cair. Parabéns CNBB com os 165 bispos assinantes da carta ao povo de Deus e a CFFB pela total adesão.

    ResponderExcluir
  16. Muito contente em ler o documento...Igreja de profetas.

    ResponderExcluir