sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Risco de desmoronamento em mina da Anglo Gold em Santa Bárbara MG


Nota do MAM: Pilha de rejeitos da mineradora Anglogold Ashanti, em Santa Bárbara (MG), corre risco de desmoronar

Uma das pilhas de rejeitos de ouro da mina Córrego do Sítio I, em Santa Bárbara, está instável e com grande risco de desmoronar. A mineradora Anglogold evacuou o refeitório, a área administrativa e todos as estruturas abaixo da pilha de rejeitos. A empresa restringiu o acesso de trabalhadores e iniciou obras emergenciais para conter o risco de desmoronamento.

A empresa adotou as medidas de evacuação da área e restrição aos trabalhadores há três semanas, porém se nega a oferecer as informações corretas às comunidades próximas ao empreendimento. Segundo nota da empresa, a pilha não oferece risco e os materiais não são perigosos para saúde humana e meio ambiente. Além disso, representantes da mineradora tem afirmado que a evacuação foi efetivada somente para realizar limpeza no local.

É de conhecimento de toda a região e da comunidade cientifica que o avanço da mineração de ouro expôs todo o território à contaminação de metais pesados, principalmente o arsênio e cianeto. A atuação da Anglogold e sua expansão tem aumentado cada vez mais a exposição da comunidade à metais pesados, acarretando em sérios riscos à saúde da população.

Ao longo desses anos de atuação da mineradora, foram vários os episódios de acidentes com volumosos despejos de rejeitos e outros contaminantes no Rio Conceição. A população evita se banhar à jusante das estruturas da mina e é muito comum a coloração do rio sofrer alteração e haver mortandade massiva de peixes. 

A instabilidade da pilha de rejeitos é grave e seu sistema de drenagem está todo danificado. As chuvas estão carreando os rejeitos para o rio e os tanques de cianeto também estão transbordando, contaminando toda a região. 

O desmoronamento da pilha de rejeitos pode acarretar em uma contaminação ainda maior no Rio Conceição e prejudicar também o Córrego Caraça, responsável pelo abastecimento hídrico de Brumal e todo o município de Santa Bárbara. 

Reivindicamos transparência e as corretas informações por parte da mineradora sobre a real condição da estrutura e os riscos à Santa Bárbara; e que que sejam adotadas medidas urgentes pelos órgãos de Estado para conter o desmoronamento dos rejeitos e garantir segurança aos trabalhadores, comunidade e ambiente. Não podemos permitir que a Anglogold protagonize mais um episódio de contaminação e destruição de nossas águas!

Movimento pela Soberania Popular na Mineração - MAM

Fonte: Facebook MAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário