terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Governo Anastasia - MG ameaça liberdade sindical nas escolas publicas.

Nota de Repúdio
 Liberdade sindical ameaçada: material do Sind-UTE/MG proibido nas Escolas
Infringindo a democracia e a liberdade de expressão sindical, a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, agindo como interventora, enviou ofício de caráter ditatorial aos dirigentes escolares, proibindo a distribuição de material informativo e cartazes de conteúdo específico produzidos pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Deputados estaduais que integram o Movimento Minas sem Censura e a bancada do PT repudiam veementemente essa prática autoritária e antisindical do Governo de Minas.
É que o material do sindicato esclarece pais, alunos e professores sobre o que realmente aconteceu durante todo o processo de negociação entre Sind-UTE/MG, deputados e executivo a respeito do pagamento do Piso Salarial Nacional, principal reivindicação da categoria que recebeu de herança do ex-governador Aécio Neves o pior salário do Brasil. As peças informativas escancaram a verdade e denunciam a quebra do acordo de greve pelo governo e quais deputados votaram contra a Educação, e a favor do projeto do executivo que obriga os trabalhadores a serem remunerados pelo modelo do subsídio.
O deputado estadual Rogério Correia (PT) informou que será apresentada denúncia sobre o ocorrido ao Ministério do Trabalho e Emprego. “Por que será que só esse material do Sind-UTE foi censurado? Seria para blindar a base governista e esconder a verdade da população sobre a falta de palavra do governo?”, provocou Rogério.
Para os deputados da oposição, essa censura praticada pelo governo contra o sindicato é mais uma demonstração do estado de exceção em que vive Minas Gerais. Eles prometeram ocupar a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa para denunciar mais essa provocação aos trabalhadores e trabalhadoras da Educação em nosso Estado.

Veja Ofício do governo que censura a livre expressão sindical

Prezados Senhores Diretores,

Hoje tivemos a informação de que está sendo colocado pelo SindUte, em algumas Regionais, cartazes com lista dos deputados que na semana passada votaram a favor do Projeto de Lei, do subsídio.

De ordem da Secretária Ana Lúcia gazzola, vimos solicitar que os senhores acompanhem esta notícia, recolham este material e peçam as escolas que não o divulguem nem permitam a colocação dos mesmos dentro das escolas.

Atenciosamente,

Maria Eunice de Lima Prado
Coordenação das Superintendências Regionais de Ensino
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
Cidade Administrativa – Prédio Minas – 11º andar – BH”
 Não podemos nos calar diante da arbitrariedade e do desrespeito  ao exercício pleno da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário