quarta-feira, 10 de abril de 2013

Encontro em Brasília aborda situação de Fazenda da UFU


Do G1 Triângulo Mineiro

(Foto: Reprodução/TV Integração)
sem terra ufu uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)Cerca de duas mil famílias ocupam a área
A Fazenda Glória, área localizada às margens da BR – 050 e que pertence à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi tema de uma reunião em Brasília, nesta terça-feira (9). O local está ocupado por cerca de duas mil famílias do Movimento Sem Teto do Brasil desde janeiro de 2012.]
O vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Vitiello Filho, o reitor da UFU, Elmiro Santos, o advogado do MSTB, Higino Marcos Oliveira, e representantes dos Ministérios das Cidades e da Justiça participaram do encontro, que teve o objetivo de retomar as negociações sobre a área.
Segundo o Ministério das Cidades, a universidade pretende resolver a situação de maneira pacífica. Para ceder a área às famílias, a instituição pede ao governo federal recursos para a construção do campus em outro local. Durante a reunião foram discutidos os meios para que a UFU obtenha esta verba.
Outra possibilidade é de uma emenda parlamentar junto ao Ministério da Educação (MEC) para viabilizar o repasse. A Prefeitura também fez o compromisso de entrar com um projeto habitacional, caso as famílias tenham que deixar a Fazenda Glória. O próximo passo das negociações será um encontro entre o reitor da UFU e representantes do MEC.
Parlamentares fazem pedido à Justiça
Vereadores de Uberlândia estiveram na Fazenda Glória na segunda-feira (8) e conversaram com os integrantes do MSTB. Após o encontro, os parlamentares encaminharam à Justiça Federal um documento que pede a suspensão da reintegração de posse do terreno. Segundo disseram os vereadores, a preocupação é de haja confrontos entre as famílias e a Polícia Militar.

FONTE: G1 Triângulo Mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário