quarta-feira, 5 de março de 2014

Fraternidade e Trafico Humano - Campanha da Fraternidade 2014

Sob o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), a Campanha da Fraternidade de 2014 refletirá a crueldade criminosa do tráfico humano. Tráfico para exploração do trabalho, tráfico para exploração sexual; tráfico para extração de órgãos; tráfico de crianças e adolescentes.


Nunca houve tantos escravos na história da humanidade como hoje: são as vítimas contemporâneas do tráfico humano. A prática perversa de explorar alguém em condições degradantes, permanece nos modernos esquemas da economia global.

Na raiz do tráfico humano está a busca do lucro e a afirmação da ideia de que tudo pode ser transformado em mercadoria. O tráfico humano é um dos instrumentos para a expansão do capitalismo. Se trata do terceiro negócio mais rentável do mundo, só perdendo para o tráfico de drogas e o contrabando de armas. Movimenta entorno de 32 bilhões de dólares por ano.

No ano de 2000 foi assinado o Protocolo de Palermo, que definiu o tráfico humano como: “A expressão "tráfico de pessoas" significa o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tem autoridade sobre outra para fins de exploração, A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de  outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares a escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos.”

A luta contra o tráfico implica também na transformação do atual modelo de desenvolvimento, que coloca o lucro acima da pessoa, que tem o mercado como único valor, transformando tudo e todos em mercadoria.

O Papa Francisco em sua mensagem para a CF 2014 conclama: “Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano! «A este nível, há necessidade de um profundo exame de consciência: de fato, quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado como um objeto, exposto para vender um produto ou para satisfazer desejos imorais? A pessoa humana não se deveria vender e comprar como uma mercadoria. Quem a usa e explora, mesmo indiretamente, torna-se cúmplice desta prepotência» (Discurso do Papa Francisco aos novos Embaixadores, 12 de dezembro de 2013).”

Nesta Quaresma, período litúrgico em que nos colocamos diante dos mistérios da salvação, a CF 2014 nos interpela: Se é “para a liberdade que Cristo nos libertou”(Gl  5,1) nós, não podemos ficar indiferentes.

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade é o de “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.” (Texto Base da CF 2014)



Nenhum comentário:

Postar um comentário