sábado, 19 de abril de 2014

Vida de Sem Teto - Sônia do Acampamento Elisson Prieto (Glória), Uberlândia MG

Sônia é uma sem teto, que neste vídeo, conta sua vida de acampada e de lutadora pela moradia. Há mais dois anos ela vive no Acampamento Elisson Prieto, no Glória, na cidade de Uberlândia (MG), de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Juntamente com 2.200 famílias do MSTB - Movimento dos Sem Teto do Brasil, Sônia com a ajuda dos vizinhos, construiu sua casinha e reafirma sua dignidade e força na busca de uma vida melhor. Ela e cerca de outras 10 mil famílias que estão organizadas em acampamentos de sem teto, na cidade de Uberlândia, conseguiram visibilidade. Hoje, com a determinação e força dessas pessoas, a falta de moradia, e o fim da especulação imobiliária, se tornaram uma questão cuja solução é urgente e necessária.

Moradia digna não é apenas ter uma casa para morar. Mas ter direito à cidade. Os sem teto, lutam também por infra-estrutura básica, como água, esgoto, coleta de lixo, saúde e educação.

No caso do acampamento aonde vive a Sônia, um acordo firmado entre as partes, UFU, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Uberlândia e as famílias, resolve a questão, com a destinação da área para moradia popular de baixa renda, para as famílias que lá estão. Porém, esse acordo não é levado em consideração pela Justiça Federal de Uberlândia.  O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, a Prefeitura Municipal e o MEC estão em fase final de negociação. Mesmo assim, o Juiz da 2ª Vara Federal opta pela demolição das casas e despejo das famílias dos sem teto, um grupo social vulnerável.

Enquanto isso um processo de criminalização dos movimentos dos sem teto vêm sendo promovido pela mídia e órgãos de segurança. A criminalização da pobreza é algo odioso e profundamente injusto.


Neste sentido estamos divulgando essa série de vídeos que mostram a vida dos acampados e sua dignidade.

A demolição de um acampamento com 2.200 famílias e cerca de 9 mil pessoas seria uma violência e uma barbárie. 

Se solidarize com a luta dos sem teto e reforce a Campanha Contra o Despejo das Famílias do Acampamento Elisson Prieto.

Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário