terça-feira, 1 de setembro de 2015

Dia mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Cidade do Vaticano (RV) - Nesta terça-feira celebramos o Dia mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco. O Santo Padre instituiu na Igreja Católica este Dia que será  comemorado a partir deste ano, todos os dias 1º de setembro, como já o faz a Igreja Ortodoxa. 

O Papa Francisco disse que este dia oferece a cada cristão e às comunidades, uma valiosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de proteção da criação, elevando a Deus uma ação de agradecimento pela maravilhosa obra que Ele confiou ao nosso cuidado. 

A vida não é protegida (pronunciamento do papa em 5 de junho 2015)
O que domina, nas observações do Papa, são "as dinâmicas de uma economia e de uma finança carente de ética", porque o que comanda hoje "não é um homem", mas o dinheiro. No entanto, acrescenta, Deus "deu a tarefa de cuidar da terra não ao dinheiro, mas a nós, os homens e mulheres", mas estes são sacrificados "aos ídolos do lucro e consumo" da "cultura do desperdício":

Oração pela nossa terra 
Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas,Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da beleza. Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém. Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida, para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição nem destruição. Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres e da terra. Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais connosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, o amor e a paz.
Papa Francisco - Encíclica Laudato Si'

Nenhum comentário:

Postar um comentário