sábado, 24 de dezembro de 2016

Natal: ocupar a terra e os corações

Não havia lugar para eles, Maria e José. Tiveram que ocupar um estábulo de alguém. Hoje uns diriam invadiram ... despeja! E de fato, a graça invadiu propriedade alheia e se fez de todos, para todos. E ali em meio aos animais, a vida se fez brotar com toda sua força. Nasceu um menino. Na pobreza, envolto em pano, com simplicidade, o colocaram em um coxo. Ali naquela ocupação o Criador é criatura.

O amor é a chave da vida. Tudo transforma. Deus se fez natureza!!! Todos, tudo e cada coisa da natureza confirmados em seu valor e dignidade. É o caminho da justiça, que faz de todos os espaços a casa de todos, uma casa comum.

Como fazer dos espaços rurais e urbanos, espaços comuns de direitos humanos e da natureza? Só, aqui em Uberlândia, são cerca de 8 mil famílias ocupando terras de especulação urbana. Querem fazer brotar a vida neste chão, transformar a cidade em casa comum, respeitando a vida.

Há os que não querem deixar brotar a vida. A Justiça Federal e Ministério Público Feral, em Uberlândia  querem o despejo de 2.350 famílias, que a 5 anos vivem, na Ocupação Bairro Elission Prieto, na região do Glória.

Porém, Deus se fez carne e habitou entre nós! Deus, se fez moradia entre nós, Fraternidade Universal. Nas ocupações de terra,  na luta pela vida, a mística do  Natal, hoje, ecoa: “Ocupar, resistir e morar aqui” – TERRA E CORAÇÕES!!!!


Feliz Natal e um 2017 de Paz e Felicidade!!!
Frei Rodrigo Péret, ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário