quinta-feira, 16 de março de 2017

A Crise da Política e a Política da Crise

Claramente, a crise da política tem suas raízes em profundas mudanças que ocorreram internacionalmente nos últimos anos dentro do sistema capitalista. 

Conferência
A Crise da Política I A Política da Crise

A ascensão da direita e as crescentes dificuldades enfrentadas pelos projetos nacionais progressistas, incluindo o aparente fim do ciclo de governos de esquerda na América Latina e os desafios enfrentados pela administração liderada pelo Syriza na Grécia, coloca a questão da estratégia como o foco central. A eleição de Donald Trump, um populista de direita, como presidente dos EUA, aliado ao ressurgimento das forças de extrema direita na Europa, torna mais urgente o repensar e a renovação da política emancipatória.

Visão geral da conferência

A conferência será estruturada como uma reunião de três dias (de 16 a 18 de março) com cerca de 60 pesquisadores, intelectuais públicos e ativistas sociais e políticos de todo o mundo, precedidos por uma série de workshops descentralizados e preparado por organizações locais sul-africanas (14 -15 de março ). A agenda da conferência será composta por sessões temáticas que começarão com algumas e breves observações introdutórias, seguidas de debate aberto. A conferência será realizada com base em discussões não-sectárias e sem censura em um ambiente amigável, destinado a incentivar o intercâmbio livre e construtivo.

A conferência não se concentrará no diagnóstico da natureza das crises globais multidimensionais que estão se desdobrando rapidamente em todo o mundo, mas sim na troca de idéias sobre estratégias coletivas de resistência e no desenvolvimento de alternativas contra-hegemônicas.

A conferência é concebida como um componente de um processo contínuo de produção conjunta de conhecimento, que inclui a produção de uma série de textos de instrução, documentários curtos, peças jornalísticas, podcasts e livros. As apresentações serão gravadas em vídeo e áudio, bem como transmitido ao vivo no site da New Politics e na mídia social.

A conferência não se concentrará no diagnóstico da natureza das crises globais multidimensionais que estão se desdobrando rapidamente em todo o mundo, mas sim na troca de ideias sobre estratégias coletivas de resistência e no desenvolvimento de alternativas contra-hegemônicas.

Contexto e racionalidade

Claramente, a crise da política tem suas raízes em profundas mudanças que ocorreram internacionalmente nos últimos anos dentro do sistema capitalista. O neoliberalismo, a globalização e a financerização, em conjunto com uma mudança da divisão global do trabalho, moldaram um novo equilíbrio geopolítico de forças que redefinem tanto as oportunidades quanto os desafios para a transformação radical. Além disso, a multifacetada natureza da crise global Econômica, social, política, ecológica e civilizacional, deu origem a novas lutas e novas agências.

As crises se cruzam e se reforçam e redefinem o papel do Estado-nação. Também remodelam as classes sociais, pauperizam e marginalizam grandes segmentos da população, elevando e cooptando outros. Elas também redefinem profundamente questões de identidade e cultura. O desemprego em massa, o aumento das formas precárias de trabalho, as crescentes pressões sobre o campesinato e a redução do peso do proletariado industrial, redefinem os espaços urbanos e rurais, reestruturam o papel reprodutivo das mulheres e acentuam o nosso ambiente e os recursos humanos relação das espécies para a biosfera e da natureza em geral.

Assim, os projetos emancipatórios são confrontados com uma série de novas questões às quais há poucas respostas e certezas bem definidas. Em muitos países, atravessar esses desafios e, ao mesmo tempo, construir um novo projeto político dentro de uma sociedade cada vez mais dividida e polarizada (atual África do Sul é um exemplo nítido), tem-se revelado difícil. Fazer isso num contexto de fragmentação e isolamento, com pouco diálogo e interação entre diferentes iniciativas, exigiria muito mais tempo e esforços. A profundidade das crises que enfrentamos torna tudo urgente e mina o tempo necessário para o trabalho teórico e intelectual.

Isso em parte constitui um elemento significativo do que chamamos de crise da política. Além disso, a crise refere-se a como as "soluções" convencionais (programas políticos de esquerda) dificilmente correspondem às realidades mudadas que enfrentamos hoje. É claro que o poder do capital financeiro globalizado, e sua capacidade de perturbar as economias nacionais, torna muito difícil tomar o poder institucional e implementar reformas radicais, fora de um confronto generalizado com o capital nacional, regional e globalmente.

Ao mesmo tempo, os desenvolvimentos recentes trazem inspiração para novas formas de organização e ação política. As novas experiências municipalistas e de comunitárias na Espanha, as Marcha das Mulheres, o movimento Black Lives Matter e a resistência “Standing Rock” nos Estados Unidos e a iniciativa de construir um tratado internacional para responsabilizar as empresas transnacionais por suas violações dos direitos humanos, no contexto do sistema das Nações Unidas - entre muitos outros exemplos inspiradores - mostram que existem estratégias vencedoras das quais podemos aprender, nacional e globalmente. Além disso, essas experiências colocam novas questões na forma como os movimentos emancipatórios se relacionam com os meios de comunicação tradicionais, mas também como usar novas ferramentas de comunicação que estão quebrando um monopólio histórico da produção e disseminação da informação.

A conferência Nova Política de 2017 na África do Sul é assim confrontada com muitas questões críticas. A agenda da conferência está organizada em torno dos seguintes nove temas:
  • A ascensão da direita e os espaços da esquerda: o significado de mudança das Novas Política
  • A crise social do neoliberalismo e os desafios da política emancipatória
  • A crise global ea atual reestruturação do capitalismo: implicações para a Nova Política
  • Identidade: gênero, raça e classe. Como desenvolver políticas não-eurocêntricas?
  • Estratégia, poder e contra-poder: experiências pré-figurativas e estratégias de emancipação
  • As questões de organização e agência: trabalho, política urbana e rural
  • O Antropoceno eo significado (s) do "desenvolvimento": implicações para a Nova Política
  • E o estado? Lições da esquerda no governo: limitações e possibilidades
  • O (s) caminho (s) em frente: construir convergências e colaboração mais próxima em tempos perigosos

A conferência será precedida por oito oficinas simultâneas preparadas por organizações sul-africanas em parceria com participantes da conferência.
Os focos serão:
  • Democracia Energética
  • Trabalho e nova política
  • O movimento estudantil e a nova política
  • Rumo a um sindicato radical de mídia política
  • O Direito à Cidade e a política urbana transformadora
  • O Estado, as empresas públicas e a Nova Política
  • O espaço encolhido para a dissidência social e política. Como recuperar
  • democracia?
  • Extrativismo, movimentos rurais e Nova Política

Objetivos e resultados pretendidos

A conferência proporcionará um espaço para pensadores progressistas e ativistas sociais e políticos para atender, analisar e compartilhar suas perspectivas sobre a crise da política e da política de crise.

Os objetivos da conferência são: 
  • Criar um espaço para o intercâmbio de perspectivas distintas e abertas sobre a conjuntura política atual e os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de alternativas contra-hegemônicas;
  • Difundir para uma audiência sul-africana o trabalho desenvolvido pela plataforma New Politics;
  • Promover sinergias e colaboração entre a Nova Plataforma Política e iniciativas internacionais semelhantes;
  • Obter apoio externo para a implementação da agenda de pesquisa da Nova Plataforma Política;Produzir um relatório substancial para difusão generalizada em diferentes línguas regiões do mundo.
FONTE: TNI e AICD

Nenhum comentário:

Postar um comentário