terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Rompimento em Barragem da Vale em Araxá MG

Em meados de dezembro de 2017, um  dique, de uma represa da Vale Fertilizantes, estourou e o conteúdo represado fluiu em direção à trilha da Cascatinha, levando consigo vegetação rasteira e lama. O fato ocorreu na Mata da Castinha, na região do Barreiro, no município de Araxá. A  equipe do Jornal A Voz de Araxá esteve no local e se deparou com a lama correndo sobre o leito de uma estarda na mata e descendo em direção à trilha da Cascatinha, muitas árvores caídas e erosões causadas pela enxurrada.

As fortes chuvas que caíram na região teriam sido o motivo do rompimento. Contudo, cabe ressaltar a fragilidade e insegurança. Não pode chover que as famosas obras começam a dar sinais.  O vídeo e as fotos a seguir, feitas pela equipe do Jornal, atestam mais uma vez dano ambiental causado pela negligência da Vale com o meio ambiente.


Venda da Vale Fertlizantes

Bom recordar que a venda da Vale Fertilizantes para a estadunidense Mosaic está se concluindo.  A conclusão do negócio, segundo a agência Reuters, está “prevista para data próxima a 8 de janeiro, a Vale receberá aproximadamente 1,15 bilhão de dólares mais 34,2 milhões de ações da Mosaic, representando 8,9 por cento do capital total da Mosaic, explicaram as empresas em comunicados ao mercado. As ações da Mosaic fecharam o ano de 2017 cotadas a 25,66 dólares.” Segundo a Vale essa transação é para redução de sua  dívida e simplificação do seu portfólio de ativos.
FONTE: Jornal A Voz de Araxá

Nenhum comentário:

Postar um comentário