terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Vale Fertilizantes vendida para a Mosaic dos Estados Unidos

A Mosaic Company  concluiu a aquisição da Vale Fertilizantes da Vale S.A. O anuncio ocorreu ontem, 8 de janeiro. A Vale receberá cerca de US$ 1,150 bilhão mais 34,2 milhões de ações da Mosaic, representando 8,9% do capital total da Mosaic após a emissão de ações. Anteriormente, a transação tinha um valor estimado de US$ 2,5 bilhões, metade em dinheiro e metade em ações que equivaleriam a 11% do capital da Mosaic.

A Mosaic também em sua nota informando a conclusão da operação, comunicou que Luciano Siani Pires, diretor Financeiro da Vale desde 2012, foi eleito membro do Conselho de Administração da Mosaic.

A Mosaic Fertilizantes passa a operar no mercado da América do Sul com superfosfato (SSP), triplo superfosfato (TSP), fosfato monoamônico (MAP), fosfato dicálcico (DCP) e cloreto de potássio (KCl). A companhia também expande sua atuação no mercado de nutrição animal e passa a atuar em novos mercados, comercializando produtos industriais, como gesso e ácido sulfúrico.

Quem é a Mosaic:

A Mosaic Company tem sede em Plymouth, Minnesota, um subúrbio de Minneapolis. É um dos principais produtores mundial de nutrientes concentrados de fosfato e potássio, bem como um fornecedor global de fontes únicas de fosfatos, potássio, fertilizantes nitrogenados e ingredientes para alimentos da indústria agrícola.

Histórico da Venda:

A Mosaic, empresa dos Estados Unidos, necessitava urgentemente de se expandir. Na conjuntura internacional a venda o acordo ocorreu em meio a uma onda de consolidação na indústria mundial de sementes agrícolas e agroalimentares, com a Bayer AG planejando adquirir a Monsanto Co., enquanto a Dow Chemical Co. e a DuPont Co. pretendem girar um novo negócio focado na fazenda depois que eles fundir. Em fertilizantes, dois dos maiores rivais da Mosaic, Agrium Inc. do Canadá e Potash Corp. da Saskatchewan Inc., disseram em setembro que planejam combinar em um acordo de US $ 12,9 bilhões.

Para a Vale a necessidade é a de redução da dívida da empresa e para a "simplificação do portfólio de ativos".


Em 19 de dezembro de 2016, a Vale SA (Vale) informa que celebrou um contrato de compra de ações com a The Mosaic Company (Mosaic), uma empresa listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: MOS), para vender seu negócio de fertilizantes para o Mosaic, excluindo seus ativos de nitrogênio e fosfato em Cubatão, Brasil.

A Mosaic adquiriu: (1) um negócio wue  tem capacidade de produção de 4,8 milhões de toneladas de fertilizantes fosfatados e 500.000 toneladas de potássio, isso inclui cinco minas brasileiras de fosfato, quatro fábricas de produção de químicos e fertilizantes, e uma unidade de potássio no Brasil. Portanto foram adquiridos os ativos de fosfato localizados no Brasil,(2) a participação de 40% da Vale Fertilizantes na mina de fosfato Miski Mayo, no Peru; (3) os ativos de potássio localizados no Brasil, incluindo o projeto Carnalita; (iv) o projeto de potássio em Kronau, em Saskatchewan, no Canadá. Nessa negociação, poderia haver a inclusão do projeto de potássio do Rio Colorado, na Argentina, porém, ficou dependendo de uma diligência apropriada da Mosaic. A negociação excluiu a unidade de nitrogênio e não-fosfatados localizada em Cubatão,

Inicialmente a transação seria de US $ 2,5 bilhões (EUA). A Vale receberia US $ 1,25 bilhão em dinheiro e US $ 1,25 bilhão em novas ações da Mosaic, equivalentes a uma participação de quase 11% na empresa. Isso faz da Vale o maior  acionista da empresa estadunidense.

Em 1 de agosto de 2017 a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a operação de venda dos ativos de fertilizantes da Vale para The Mosaic Company. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Em 2 de janeiro de 2018 a Vale e a Mosaic alteraram o acordo envolvendo a venda da Vale Fertilizantes, reduzindo o valor a ser recebido pela mineradora brasileira. A conclusão do negócio, prevista para data próxima a 8 de janeiro, a Vale receberá aproximadamente 1,15 bilhão de dólares mais 34,2 milhões de ações da Mosaic, representando 8,9 por cento do capital total da Mosaic.



Nenhum comentário:

Postar um comentário