terça-feira, 24 de julho de 2018

BRICS na AFRICA - financiando catástrofe climática, pilhagem dos recursos naturais

"Além de investir em projetos sujos de energia fóssil, as nações do BRICS também estão unidas no saque de recursos da África por meio de relações desonestas com regimes africanos corruptos." Denuncia Farai Maguwu*, do Centro de Governança de Recursos Naturais, no Zimbabue, no artigo que segue.

Hoje, os chefes de estado dos BRICS - (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reunirão na cidade de Sandton, na África do Sul,  cidade que está cheia de corrupção, para a cúpula anual de dois dias. Enquanto fingem estar desafiando a hegemonia imperial ocidental sobre as nações pobres do Sul, este bloco provou não ser mais diferente de um homem que luta por um privilégio de estuprar uma mulher acorrentada à parede. Pelo contrário, duas das potencias dos BRICS - China e Índia - estão investindo bilhões de dólares em geração de energia térmica na África, enquanto eles mesmos estão recebendo aplausos globais por tomarem medidas concretas para deter as emissões de carbono em casa. É essa contradição e inconsistência política que faz dos BRICS uma enorme farsa.

Por exemplo, a China, que está financiando projetos de carvão em Gana, Quênia, Tanzânia, Malauí, Zâmbia e Zimbábue, que assumiu sérios compromissos para reduzir as emissões de carbono, é hoje uma potência global em energia renovável e já cumpriu sua meta de reduzir as emissões de carbono na economia dois anos antes do previsto. Ela suspendeu mais de 100 usinas a carvão em 2017, com uma capacidade instalada combinada de 100 gigawatts. Em 2016, o regulador de energia da China também silenciou os projetos de queima de carvão, totalizando mais de 300 gigawatts, principalmente devido ao excesso de capacidade e também preocupações com a saúde. Mas, no mês passado, o Zimbábue concluiu um acordo de US $ 1,4 bilhão com a construção o Banco de Exportação e Importação da China (Exim Bank) para a construção de uma usina a carvão de 600 megawatts.

Agora, aqui está o problema. Várias empresas estatais chinesas estão fora dos negócios devido à política do governo de desacelerar as emissões de carbono e a China as está levando para a África, onde a poluição não é uma grande preocupação, embora com efeitos deletérios sobre a população africana. Devido à sua incomparável história de poluição, a China tem conhecimento em primeira mão sobre os efeitos do carvão no meio ambiente e na saúde humana. Pesquisadores da Berkeley Earth, uma organização de pesquisa climática sediada na Califórnia, calculam que cerca de 1,6 milhão de pessoas na China morrem todos os anos de problemas de saúde causados pelo ar notoriamente poluído do país. Então, por que a China está financiando uma indústria que cria morte e destruição quando a tecnologia de energia limpa está crescendo rapidamente na própria China. A resposta é: faz sentido para os negócios na China.

Recusando-se a ficar para trás, o governo indiano, que está sendo elogiado globalmente por tomar medidas para deter as emissões de carbono, estendeu um empréstimo de US $ 310 milhões ao Zimbábue para financiar um programa de reabilitação da usina térmica de Hwange que implicaria na modernização da usina, na ampliação de sua capacidade e na vida útil por mais 15-20 anos. “O governo indiano está disposto a ajudar e cooperar com o povo do Zimbábue em projetos que elevam seu povo (do Zimbábue). Este projeto (modernização e extensão de vida da usina térmica de Hwange) é um desses projetos  com o quais a Índia deseja ajudar o Zimbábue e posso dizer que estamos apenas aguardando a finalização da documentação necessária entre os dois países antes que os US $ 310 milhões possam ser aproveitados. “, Disse o embaixador Masakui.

Certamente, embora o carvão está matando pessoas na China e na Índia, o embaixador Masakui acredita que isso "elevará seu povo (do Zimbábue)". Ativistas e acadêmicos argumentam que esses empréstimos devem ser considerados odiosos, já que não há consulta com os cidadãos dos países afetados.

Além de investir em projetos sujos de energia fóssil, as nações do BRICS também estão unidas no saque de recursos da África por meio de relações desonestas com regimes africanos corruptos. Na vizinha Moçambique, uma empresa brasileira Vale, que tem todas as características de uma potência imperial, deslocou centenas de aldeões agricultores-pastores de suas casas ancestrais para abrir caminho para a mineração de carvão. Embora os aldeões sejam unânimes em condenar este colonialismo moderno, seus protestos foram recebidos com fogo e fúria pela empresa brasileira, cuja aparente impunidade corporativa assim com o governo moçambicano parece impotente para restringir a empresa.

No Zimbábue, Vladimir Putin conquistou os lucrativos setores de platina e diamantes. Após o golpe militar de novembro, Putin enviou seu poderoso ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, para se encontrar com o presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, onde concordaram em avançar com o desonesto projeto de 3 bilhões de platina em Dwarwendale. Lavrov mais tarde revelou à mídia que a Rússia também estava interessada no setor de diamantes do Zimbábue, acrescentando que os dois países aumentarão a cooperação militar. Embora a saúde, o acesso à água potável, a segurança alimentar, o emprego e o desenvolvimento de infra-estruturas sejam as principais prioridades do povo do Zimbabué, a Rússia considera que a maior necessidade do povo zimbabuano é o equipamento militar.

Como os líderes do BRICS se reúnem em Joanesburgo nesta semana, a sociedade civil, reunida sob a bandeira Brics, também se reúne para jogar tijolos na conferência de poluidores e saqueadores. Ativistas estão planejando um protesto hoje para exigir que os líderes do BRICS mudem sua abordagem elitista e escutem as demandas do povo que incluem, mas não se limitam ao seguinte - exploração, desemprego, mudança climática, poluição, violência contra as mulheres, repressão, vigilância, não entrega de serviços, austeridade, cortes orçamentários, abusos dos direitos humanos, corrupção desenfreada, racismo, xenofobia, extrema desigualdade, saque de recursos, subimperialismo, neoliberalismo, ditaduras, homofobia ...

Farai Muguwu é direto do Centro de Governança de Recursos Naturais, no Zimbabue. O Centro para a Governança de Recursos Naturais (CNRG) é a principal organização que promove os direitos humanos e a consciência ambiental no setor extrativo no Zimbábue. O objetivo é defender os direitos das comunidades atingidas pelas indústrias extrativas. Promove a conservação de campanhas anti-caça furtiva em áreas ricas em vida selvagem. Para alcançar este objetivo, o CNRG constrói o poder das comunidades de base através da educação cívica e organizando protestos não violentos nas comunidades atingidas. O trabalho do CNRG expôs terríveis abusos dos direitos humanos, capa

Um comentário:

  1. Neoliberalismo resume tudo. Economia de mercado tbm. Banco mundial tem propostas iguais ou piores...Qual a solução entao?

    ResponderExcluir