segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Família Franciscana se solidariza com a "Greve de Fome por Justiça no STF"


Carta em Solidariedade aos Irmãos e Irmãs em Greve de Fome
“Se estes se calarem, as pedras clamarão” Lc 19,40

A Conferencia da Família Franciscana do Brasil manifesta seu apoio e se solidariza com o Frei Sergio Goergen, Jaime Amorim, Vilmar Pacífico, Zonália Santos, Rafaela Alves, Luiz Gonzaga (Gegê) e Leonardo Rodrigues que, em um gesto extremo, estão em “Greve de Fome”, desde o dia 31 de julho de 2018, em Brasília pelo respeito à Constituição Federal e à Democracia.

A situação a que foi levada a sociedade brasileira, desde 2016, pelo governo ilegítimo instaurado a partir do impeachment inconstitucional de uma presidenta legitimamente eleita, é de aumento da miséria, da fome, da violência, da perda de direitos e de desrespeito à Constituição.

Frei Sergio Goergen é frade franciscano (Ordem dos Frades Menores), da Província de São Francisco, Rio Grande Sul, e tem uma vida toda dedicada às questões de Justiça, Paz e Integridade da Criação, particularmente no meio rural, junto aos sem terra e agricultores familiares.

Todos os sete que estão em greve de fome são de movimentos sociais. Junto a eles reafirmamos as motivações que os levaram a assumir este gesto e as transcrevemos aqui:

1. Denunciamos a volta da fome, o sofrimento e o abandono dos mais pobres, sobretudo as pessoas em situação de rua, das periferias, os negros, indígenas, camponeses, sem terra, assentados, quilombolas e desempregados;

2. Denunciamos o aumento da violência que ataca, sobretudo, mulheres, jovens, negros e LGBTs;

3. Denunciamos a situação dos doentes, da saúde pública, das pessoas com deficiência, a volta das epidemias e da mortalidade de crianças;

4. Denunciamos os ataques à educação pública, que deixam a juventude sem perspectiva de vida;

5. Denunciamos a volta da carestia, o aumento do preço do gás, da comida e dos combustíveis;

6. Denunciamos as tentativas de aniquilamento da soberania nacional, através da entrega de nossas riquezas ao capital estrangeiro: Amazônia, terra, petróleo, energia, biodiversidade, água, minérios e empresas públicas essenciais à geração de emprego e ao bem estar do povo;
7. Nos indignamos e não aceitamos o sacrifício anunciado de duas gerações: as crianças e os jovens;
8. Defendemos o direito do povo escolher livremente, pelo voto, seu próprio destino, elegendo à Presidência o candidato de sua preferência;
9. Defendemos a volta da plenitude da democracia e a vigência integral dos direitos fundamentais presentes na Constituição Federal, hoje negada e pisoteada;
10. Apelamos ao Supremo Tribunal Federal pelo fim das condenações sem crime, das prisões ilegais sem amparo na Constituição e pela libertação imediata do Presidente Lula, para que possa ser votado pelo povo brasileiro.


Em comunhão com esses nossos irmãos e irmãs, conclamamos os franciscanos e franciscanos a participar ativamente deste momento importante de nossa história.

Solicitamos aos Ministros do Supremo Tribunal Federal que atendam aos clamores da maioria do povo brasileiro, reinstaurem a justiça, o Estado de Direito e o respeito à Constituição Brasileira.

Paz e Bem!
Brasília, 13 de agosto de 2018


Frei Éderson Queiroz - OFMCap,
Presidente
Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB

6 comentários:

  1. Precisamos lutar por dias melhores sairmos da zona de conforto e ir a luta

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de justiça e dignidade para o povo brasileiro principalmente os pobre e membros sofredores de Jesus Cristo. Apoio a luta. Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  3. Até quando Senhor, teremos que clamar sem sermos ouvidos/as?

    ResponderExcluir
  4. Em comunhão profunda com nossos irmãos em greve de fome pelo respeito á CF/88 e o processo democrático de direito ao voto, me solidário á família franciscana nesse momento histórico em que o povo brasileiro vive: um dos piores períodos de descrença na política e na perda de direitos.

    ResponderExcluir
  5. Nosso clamor de justiça seja para que haja menos CORRUPÇÃO e punição aos corruptos e corruptores e devolução aos cofres públicos dos bens desviados. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Dou frade franciscano.. essa família não me representa.. e nao representa a totalidade bda FamilFF Franciscana...

    ResponderExcluir