segunda-feira, 20 de abril de 2020

Franciscanos e Franciscanas em Defesa da Democracia

O Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia, em nota, conclama os irmãos e irmãs em nossas comunidades, paróquias, bairros, cidades e territórios, para que permaneçam alertas e se unam na defesa da Democracia.

Leia a Nota

EM DEFESA DA DEMOCRACIA

O Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia – SINFRAJUPE repudia as reiteradas atitudes do Presidente Jair Bolsonaro, que coloca em risco o estado de direito, bem como a saúde da população. No domingo dia 19 de abril, dia do Índio, em manifestação pública, o presidente atentou uma vez mais de forma criminosa contra a democracia brasileira. Em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, Bolsonaro discursou para seus seguidores, que aglomerados pediam o fechamento do Congresso Brasileiro, do Supremo Tribunal Federal e o retorno do “Ato Institucional número 5“ (em 1968, durante a ditadura militar, profundou o estado de exceção, fechando  o Congresso Nacional).

Enquanto os manifestantes pediam intervenção militar, Bolsonaro, de forma clara os apoiava, dizendo: "Não queremos negociar nada".

Desconsiderando a crise que enfrentamos devido ao COVID19, o presidente coloca em risco as instituições democráticas ameaça direitos fundamentais da população à vida e à saúde. Ele incentiva o fim do isolamento social e o retorno da população às suas atividades, desrespeitando a orientação das autoridades nacionais de saúde, governos estaduais e municipais,  e Organização Mundial da Saúde.

Como já reconheceu a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil e um conjunto de entidades democráticas, no documento Pacto pela Vida e pelo Brasil, vivemos “uma grave crise – sanitária, econômica, social e política – exigindo de todos (..) a busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. O momento que estamos enfrentando clama pela união de toda a sociedade brasileira (...) O desafio é imenso: a humanidade está sendo colocada à prova. A vida humana está em risco.

Bolsonaro cruzou a linha do tolerável em um regime democrático. Não podemos continuar lidando como se suas atitudes  fossem apenas piadas de mau gosto. Ele avança na direção de um golpe na democracia, aprofundando sua necropolítica Avança em sua agenda contra os direitos humanos e ambientais, em um projeto político econômico de terra arrasada e ultra neoliberal.

No espírito de Justiça, Paz e no cuidado pela vida e pelo planeta conclamamos a família franciscana, para estar atenta aos desdobramentos da situação. Neste momento de distanciamento social e de crescimento exponencial de contaminação e mortes causadas pela pandemia, vamos usar todos os nossos meios, a partir de nossas casas e conventos, nos comunicando com os irmãos e irmãs em nossas comunidades, paróquias, bairros, cidades e territórios, para que permaneçam alertas e se unam na defesa da Democracia.

Paz e Todo Bem!
São Paulo, 20 de abril de 2020

Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia
Conferência da Família Franciscana do Brasil

28 comentários:

  1. Paz e bem e que nossa Democracia seja mantida e que todos os corruptos que roubaram nosso Brasil pague pois eu está roubando nossas vidas humanas e acabando com o Pais!

    ResponderExcluir
  2. Apoio a subscrevo a Nota da família Franciscana em Defesa da Democracia, tanto no geral como em seus pontos particulares.

    ResponderExcluir
  3. Apoio essa Nota, pois o Sr. Presidente feriu o ESTADO DE DIREITO e merece uma resposta imediata dos poderes constituídos

    ResponderExcluir
  4. Apoio a essa nota foi ferido pelo Sr Presidente o Estado de Direito.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a nota da Família Franciscana. É preciso ficarmos atentos ao que acontece e lutar para que a vida seja colocada em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  6. Apoio está nota, o Presidente ultrapassou todos os limites e feriu o Estado de direito.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a nota da família franciscana, a vida em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  8. Meu apoio total a esta Nota da Família Franciscana. Neste momento, precisamos somar forças para resistir.

    ResponderExcluir
  9. Fiquemos atentos, as víboras além do vírus estão soltos . Me orgulho de ser franciscana e me uno a todos e todas em defesa da vida.Pois o progeto do bozo é de morte.

    ResponderExcluir
  10. Apoio a nota da família franciscana, na urna seremos mais forte

    ResponderExcluir
  11. Parabenizo pela iniciativa de vcs. Me surpreendeu. Valeu Francisco Moreno.

    ResponderExcluir
  12. Paz e bem.
    Valeu a nota. Juntos somos + .
    Sejamos perseverantes, espertos e orante nesta missao.

    ResponderExcluir
  13. Paz e bem.
    Valeu a nota. Juntos somos + .
    Sejamos perseverantes, espertos e orante nesta missao.

    ResponderExcluir
  14. Paz e bem.
    Valeu a nota. Juntos somos + .
    Sejamos perseverantes, espertos e orante nesta missao.

    ResponderExcluir
  15. Precisamos viver mais q nunca nosso franciscanismo neste momento tão difícil de nossa história! Lutemos juntos pela vida e pela democracia. Sejamos fermento da paz e do bem.

    ResponderExcluir
  16. Paz e Bem!
    Vamos lutar mais como nunca. Temos que lutarmos pela vida pela liberdade deste país que foi conquista de muitos que deram a vida. Parabéns irmãos pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  17. A Verdade vós vós libertará. Juntos somos mais.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  18. Não concordo com um documento destes falando em nome de "todos os franciscanos". Eu concordo com o Presidente Bolsonaro de que temos que fazer um isolamento seletivo, pois já muitos irmãos estão sofrendo as trágicas consequências econômicas do desemprego, por causa dessa quarentena imposta. O estrago que a fome causará será muito maior que qualquer pandemia, e poucos serão os que sobrarão empregados se insistirem nessa loucura de isolamento horizontal. É triste. Repito, não são todos os franciscanos que concordam com esse documento acima postado. Eu apoio o senhor presidente Jair Bolsonaro. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em pleno acordo,pois as opiniões se dividem,creio que existe mais militância política nesses movimento de igreja do que cristão que queiram realmente evangelizar, não concordo com a nota,pois não faz jus a maioria,se isso for verdade esse movimento faz uma mà interpretação dos fatos como a mídia está fazendo,pois é nítida as manobras políticas no STF e congresso para derrubar um presidente eleito democraticamente,querem protestar é um direito,mas não sejam demagogos.

      Excluir
  19. Acredito que a luta enfrentada sem medo por muitos vale bem. A iniciativa foi muito feliz. Continuemos firmes.

    ResponderExcluir
  20. Obras Sociais Franciscanas presente na minha infância e juventude. Este posicionamento é total e condizente com o de Francisco de Assis.

    ResponderExcluir
  21. A Paz e Bem Artigos Religiosos, também comunga da mesma idéia do SINFRAJUPE

    ResponderExcluir
  22. Para o bem do povo brasileiro e a favor da democracia, eu apoio o repúdio as ações inconsequentes de "Jair bosssonauro".

    ResponderExcluir
  23. Paz e Bem
    Unida em favor da Vida e da Democracia
    Repúdio contra as ações insanas de Jair Bolsonaro

    ResponderExcluir
  24. Uma das coisas que muitas vezes me desanima de ser franciscano é o fato da influência do pensamento de esquerda que é muito grande em nosso meio. Se infiltrou de forma assustadora. Irmãos, temos que pensar de forma coerente... Se todos cruzam os braços, o país não anda. Perdem-se contratos, o desemprego aumenta, a miséria torna-se ainda maior. Precisamos pensar nos mais pobres. Na minha região, graças a Deus, até o Sindicato dos Metalúrgicos, que tem ligação direta com os partidos de esquerda, não apioam uma paralisação total, pois sabem que causará demissões por perda de contratos com clientes. Quem se enquadra em grupo de risco, ou convive familiarmente com alguém do grupo, aí sim fica em casa (se for possível). Os demais, trabalham normalmente, pois o país precisa, nós precisamos, os mais pobres precisam. Isso é pensar com coerência. São Francisco pensava de forma coerente, não doutrinado por ideologias esquerdistas. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... "São Francisco não foi doutrinado" e eu diria por nada nem por ninguém.

      Excluir
  25. Paz e bem. Por ser um manifesto feito por um grupo de franciscanos eu tenho que concordar? Não. Nosso país não tem condições de ficar parado por muito tempo. A esquerda que se diz honesta, quebrou esse país. Até o momento não se viu falar em desvios de dinheiro público por parte do presidente ou toma lá dá cá. E quem quer dar um GOLPE são os vermes do Congresso juntos com os deuses do STF. Bolsonaro foi eleito legitimamente pelo povo brasileiro. Que Deus abençoe o presidente e toda a Nação brasileira!

    ResponderExcluir
  26. Grande parte da população não sabe o que é ser patriotas, no momento acredito que nosso presidente atirou no próprio pé .

    ResponderExcluir