terça-feira, 16 de junho de 2020

As 40 principais empresas de mineração do mundo, resilientes à COVID-19

A mineradoras além de não parar suas atividades nos territórios, contribuindo de forma irresponsável para o aumento da contaminação elas lucram com as notícias da contaminação que levam a especulações de escassez no mercado futuro, o que  leva a gerar lucros. Os preços mundiais de minério de ferro, por exemplo, excederam US$ 100 por tonelada, pela primeira vez em 10 meses devido à especuações crescentes com os suprimentos do Brasil, à medida que a pandemia do COVID-19 cresce nas regiões produtoras de minério de ferro no norte e sul do país. Importante lembrar que a Vida é mais essencial que a mineração e lucros.

Não bastasse tudo isso, as empresas continuam fortes e resilientes. De acordo com a PwC*, as 40 principais empresas de mineração estão em uma posição forte e resistente para enfrentar a incerteza econômica criada pelo COVID-19. Segue o artigo publicado na pagina da PwC

As 40 principais empresas de mineração do mundo até agora estão enfrentando a crise do COVID-19, mas devem aproveitar a estabilidade relativa para adotar estratégias para mitigar outros riscos econômicos e sociais, de acordo com o relatório Mine 2020 da PwC*. Jock O'Callaghan, líder global de mineração e metais da PwC, disse: "Em alguns aspectos, o setor de mineração está bem situado na esteira do COVID-19. As empresas de mineração têm fortes finanças e ainda estão operacionais, embora com algum nível de aumento de precaução e de  controle preventivo." Leiam a seguir o artigo da PwC.

A previsão da PwC para 2020 sugere que as grandes mineradoras terão um impacto modesto no EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e redução ao valor recuperável) de aproximadamente 6%. Isso segue um forte desempenho financeiro em 2019 - com receita de 4% para US $ 692 bilhões e capitalização de mercado de 19% para US $ 898 bilhões (embora tenha reduzido para US $ 752 bilhões em 30 de abril de 2020). Nesta base, a PwC acredita que os Top 40 estão em uma posição forte e resistente para enfrentar a incerteza econômica criada pelo COVID-19.

Apesar dessa perspectiva positiva, o relatório alerta que as empresas de mineração precisarão se adaptar aos impactos de longo prazo causados pelo COVID-19. Os mineiros podem precisar pensar em arriscar cadeias críticas de suprimentos e investir mais nas comunidades locais. Uma mudança em direção à localização nas cadeias de suprimentos e para acordos menores nos mercados locais, bem como diferentes formas de envolvimento da comunidade, pode se tornar conseqüências duradouras da pandemia.

Jock O'Callaghan, líder global de mineração e metais da PwC, diz

"Em alguns aspectos, o setor de mineração está bem situado na esteira do COVID-19. As empresas de mineração têm fortes finanças e ainda estão operacionais, embora com algum nível de aumento de precaução e de  controle preventivo."

‘Mas os impactos a longo prazo permanecem incertos e é provável que ocorram interrupções. As 40 principais mineradoras devem aproveitar sua posição atual de estabilidade financeira para revisitar suas estratégias. Isso garantirá que seus negócios possam aumentar sua resiliência a longo prazo e atender às demandas da economia global - atendendo à sua aspiração de buscar recursos no futuro. '

Uma perspectiva de mudança para investimentos e negócios

As despesas de capital aumentaram 11%, para US $ 61 bilhões no Ano Fiscal (AN) 19, de acordo com a Mina 2020. A PwC espera que as despesas de capital desacelerem em 2020, liberando fluxos de caixa e dando aos mineradores a capacidade de pagar dividendos, caso assim o desejem.

A PwC não espera que muitas mega-transações ocorram em 2020 devido ao aumento da incerteza econômica e restrições práticas de visitas e inspeções no local. No entanto, as condições atuais oferecem oportunidades para os Top 40 capitalizarem em aquisições menores em seus mercados locais.

O valor corporativo dos mega negócios de ouro totalizou US $ 19,2 bilhões no AF19. Não é provável que os acordos de ouro voltem ao mesmo tamanho ou quantum que nos últimos anos.

A cibersegurança requer atenção

Atualmente, apenas 12% dos CEOs das empresas de mineração e metais estão extremamente preocupados com a cibernética (queda de 21% no AN18 e 14% no AN19). No entanto, o Mine 2020 observa que, em um período semelhante, o número de violações cibernéticas relatadas entre empresas de mineração aumenta quatro vezes.

Jock O'Callaghan diz:

‘A cibersegurança deve ser parte integrante das 40 principais estratégias de negócios e segurança. Os mineradores devem aproveitar a oportunidade, devido à sua resiliência relativa, para alavancar suas fortes culturas de segurança para incorporar o conceito de 'segurança cibernética', que, como outras formas de segurança, não é negociável. '

Expectativas crescentes em torno do ESG*

Embora o Mine 2020 tenha constatado que a maioria das grandes mineradoras está se movendo na direção certa na divulgação de ESG, algumas estão apresentando um desempenho melhor que outras. Somente 11 das 40 principais empresas (28%) estão definindo compromissos e metas públicas de ESG, reportando-se consistentemente a elas e vinculando o desempenho de executivos e gerentes para alcançá-las.

Nenhum grupo de commodities está superando outro. Mas, dadas as expectativas crescentes das partes interessadas, todos os 40 principais mineradores deveriam ter passado do estágio de compromissos gerais ou variáveis sobre ESG.

Jock O'Callaghan diz:

‘Como a mineração deve se unir para tomar posse coletiva do ESG e aceitar a responsabilidade e a transparência necessárias para garantir que sejam levadas a sério? É hora de os mineiros se sentarem e trabalharem em direção a um padrão global comum sobre o que constitui a mineração responsável e como as empresas reportarão seu desempenho contra ela.

‘O trabalho de melhorar a 'mineração de marca' é responsabilidade de todos os mineradores. Quanto mais empresas puderem demonstrar que estão atendendo às expectativas de seus stakeholders, mais o setor se beneficia por meio de uma licença social mais forte e da capacidade de atrair capital de maior qualidade e mais paciente. '

A PwC, antigamente conhecida como PricewaterhouseCoopers, é um Network de firmas independentes que estão presente em 158 territórios, com mais de 250 mil profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

** Estratégias de investimentos que consideram, juntamente com análises econômico-financeiras, fatores de desempenho ambiental, social e de governança corporativa (na sigla em inglês ESG – Environmental, Social and Governance ou em português ASG – Ambiental, Social e Governança) na tomada de decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário