sexta-feira, 5 de junho de 2020

Atividade de mineradora na origem do surto de contaminações por COVID-19 em Serra do Salitre (MG)

Com 60 casos confirmados e 206 casos suspeitos em isolamento domiciliar, o número de contaminados pelo COVID-19 na cidade de Serra do Salitre, na região do Alto Paranaíba, MG, cresce segundo informações da Prefeitura Municipal. A cidade que mantém as atividades minerárias da empresa de capital norueguês Yara Fertilizantes que estava em pleno funcionamento, se revelou como fator de proliferação da pandemia no município com população estimada de 11.582 segundo IBGE (2019). 

Na noite desta última sexta-feira (29), em entrevista à Rádio local, a Secretária Municipal de Saúde de Serra do Salitre, Andreia Fernandes da Silva Borges, confirmou 22 novos casos da Covid-19 em colaboradores da Construcap, empresa terceirizada pela Yara Fertilizantes. O surto do novo coronavírus veio após um trabalhador que ficava em um alojamento da empresa com 77 pessoas se infectar. Confira o vídeo da Secretaria Municipal de Saúde de Serra do Salitre.

Em nota, a Yara Fertilizantes disse que todos os colabores da Construcap que atuam na cidade, cerca de 200 pessoas, passaram por testagem rápida para anticorpos, e que no sábado (30) mais alguns funcionários fariam os exames. A Construcap é uma empresa contratada que atua na obra da planta química do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre desde 2015.

A Prefeitura Municipal de Serra do Salitre explicou em nota que o funcionário testado positivo para COVID-19 está alojado em um estabelecimento da empresa que abriga 77 pessoas, o que causou grande preocupação na população da pequena cidade mineira. As atividades forma suspensas nesta semana.

Risco de contaminação em massa na região

O risco de contaminação em massa pelo coronavirus na região é real, visto que um número expressivo de trabalhadores da empresa Yara residem na cidade vizinha Patrocínio e distritos de Salitre de Minas e São Benedito, e estes utilizam transportes coletivos específicos da empresa para o deslocamento diário entre as duas cidades, cerca de 45km, expondo ainda mais a população de entorno.

As atividades do local foram suspensas e determinado que todos os colaboradores realizassem o teste rápido de detecção, trabalho que foi conduzido pela equipe de saúde pública da cidade. Tais casos ainda não foram atualizados no sistema e-SUS de controle e monitoramento do COVID-19, e em nota a Secretaria Municipal de Saúde disse que fará a inserção de possíveis casos positivos no e-SUS, e que posteriormente serão divulgados no Boletim Epidemiológico, no entanto a publicação ainda não se encontra disponível nas redes sociais da Prefeitura.

Esta é uma situação recorrente em Minas Gerais, onde o que importa é a produção e lucros de grandes empreendimentos minerários, sem levar em consideração a exposição o qual a população e colocada para manter a funcionalidade da empresa.  Neste tipo de atividade é comum a instalação de alojamentos para funcionários e estes nem sempre são devidamente vistoriados ou seguem o protocolo de higienização como deve ser feito neste caso de pandemia, o que fica assim uma preocupação ainda maior.

Fonte: HOJE EM DIA; Prefeitura Municipal de Serra do Salitre

Nenhum comentário:

Postar um comentário