sábado, 5 de junho de 2021

Poluidores e Saqueadores: As raízes das crises da África.

Ao comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, WoMin, uma organização africana, de mulheres, contra o extrativismo destrutivo,  lança o primeiro de uma série de curtas-metragens de animação - Poluidores e Saqueadores: as raízes das crises da África.





Através de uma animação bonita e comovente, elas contamos uma parte da história que as comunidades rurais, camponesas e da classe trabalhadora em todo o continente africano têm enfrentado desde o início da colonização até o atual capitalismo neoliberal global. Esta é uma história de vidas e meios de subsistência interrompidos e destruídos, de catástrofe ambiental causada por indústrias extrativas irrestritas, da violência perpetrada contra pessoas pardas e negras cujas vidas são constantemente desvalorizadas, e da exploração do trabalho feminino de cuidado e violência perpetrada em seus corpos. Mas, é também uma história de resistência liderada por mulheres e comunidades que se levantam para defender as pessoas e a natureza, e apresentam uma visão diferente da África e suas idéias para uma vida diferente para seus povos livres de saqueadores e poluidores.

WoMin Alliance | Mulheres africanas se unem contra o extrativismo destrutivo

WoMin é uma organização, que concentra seus esforços no apoio a mulheres afetadas por projetos de desenvolvimento destrutivos em 13 países africanos. Trabalha com mulheres ativistas africanas e aliadas para expor os custos deste modelo de desenvolvimento atual e co-criar e promover alternativas ecofeministas transformadoras.

A visão de WoMin é de uma África em que todas as mulheres tenham acesso seguro aos recursos de que elas, suas famílias e comunidades precisam para viver e sobreviver, e uma África na qual todas as mulheres possam exercer controle total sobre seus corpos e opções de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário