quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Na COP26, uma flecha envenenada para a política alimentar e climática

A Missão de Inovação em Agricultura para o Clima (AIM4C) é uma manobra deliberada para reformular a agricultura industrial e as grandes tecnologias como heróis da mudança climática, em vez de vilões da mudança climática que realmente são. (A Missão de Inovação Agrícola para o Clima (AIM for Climate) - uma nova iniciativa importante liderada pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) e Estados Unidos (EUA) com o apoio de mais de 30 governos - lançou oficialmente hoje e anunciou uma "colheita antecipada" de 4 mil milhões de dólares de investimento acrescido para acelerar a inovação para uma agricultura e sistemas alimentares mais inteligentes do ponto de vista climático nos próximos cinco anos. Os EAU comprometeram-se a investir mais 1 bilião de dólares como parte desta iniciativa.)

O lançamento em 2 de novembro da nova iniciativa 'AIM for Climate' pelo Presidente Joe Biden e os Emirados Árabes Unidos, apoiado pelo Governo do Reino Unido e outros [1], no evento de inovação da Cúpula Mundial de Líderes [2], tem a intenção deliberada de reformular o agronegócio e corporações de tecnologia como parte da solução para as mudanças climáticas, apoiando assim a agricultura industrial. Vem enquanto gigantes da agricultura como Bayer, John Deere e Cargill estão se reinventando como ‘ag-tech’. Empresas de big data como a Microsoft e Amazon’s AWS também estão se movendo rapidamente para a estrutura da agricultura digital [3].

A armadilha ‘Net Zero’, que hoje é desafiada por mais de 700 organizações da sociedade civil em Glasgow e ao redor do mundo [4], é a cereja do bolo para um novo arremesso feito pela Big Ag e Big Tech. Ao apresentar o AIM4C como uma nova e 'solução para mudar o jogo' para as mudanças climáticas e o futuro dos alimentos, eles pretendem ganhar créditos de carbono, mesmo para o que parece ser uma forma de produção de alimentos com fome de energia e aparentemente sem agricultores, permitindo continue usando também combustíveis fósseis [5]. O caminho traçado pelo AIM4C irá distrair e atrasar uma ação climática real, empurrando o investimento na direção totalmente errada.

“O‘ presente ’de Biden para a COP26, AIM4C, é realmente parte do projeto de uma agricultura futura sem agricultores. Enquanto pequenos agricultores, pescadores, pastores e produtores urbanos alimentam a maioria da população mundial ao mesmo tempo que resfriam o planeta, o site da AIM4C nem mesmo menciona os agricultores. ” disse o Coordenador do Grupo ETC, Neth Daño [6]

O AIM4C também pode ser uma flecha envenenada para a política alimentar - atirada na direção totalmente errada - em direção ao aumento do uso de energia e ao fortalecimento da própria cadeia alimentar industrial que está prejudicando o clima. Se tiver sucesso, o AIM4C pode eliminar os pequenos proprietários e camponeses que realmente alimentam e refrigeram o mundo por meio da agricultura agroecológica.

“Com o AIM4C, Joe Biden, os Emirados Árabes Unidos, o Reino Unido e outros estão colocando um alvo nas costas dos fazendeiros com o objetivo de substituí-los por robôs, dados, sementes editadas por genes e aumentar os lucros de tecnologia para o conjunto do Vale do Silício” acrescentou Jim Thomas , Diretor de Pesquisa do Grupo ETC.

What we need is to support and uphold peasant and smallholder agroecology around the world, which is a real and equitable means of promoting food sovereignty and climate justice for all.
Contacts: 
 
Tom Wakeford (in Glasgow), Tel/Signal: +44 7966170713, Email: tom@etcgroup.org 

Neth Daño (in Philippines), Tel/Signal: +63 9175329369, E-mail: neth@etcgroup.org 

Ronnie Hall (Sussex, UK, arriving Glasgow on Friday), Tel/Signal: +44 7967017281, Email: ronnie@etcgroup.org 

Notas de rodapé

[1] O AIM for Climate (aimforclimate.org) é liderado pelos EUA e Emirados Árabes Unidos, com o apoio da Presidência da COP26 do Reino Unido, cerca de 32 outros países, a Fundação Bill e Melinda Gates e a Organização para Alimentos e Agricultura.

[2] Acelerando a inovação e implantação de tecnologia verde, apresentações dos chefes de Estado, COP26, Plenary Pen Y Fan, 2 de novembro de 2021.

[3] Para saber mais sobre a digitalização na agricultura, leia: “Hijacking Food Systems: technofix takeover at the FSS” pelo Grupo ETC.

[4] Hoje também vemos o lançamento de uma nova declaração importante da sociedade civil em todo o mundo, desafiando o conceito da Rede Zero. “Real Solutions, Not Net Zero” já foi assinado por mais de 700 organizações da sociedade civil em todo o mundo. Acompanhe #NetZeroIsNotZero para novos desenvolvimentos durante a COP26.

[5] Para saber mais sobre o AIM for Climate e as motivações de países como os EUA e os Emirados Árabes Unidos, leia “As big oil states plan to promote energy-hungry agtech as a ‘climate solution’ at COP26, it’s time to question their aim” pelo Grupo ETC.

[6] No programa Farming Today da BBC, esta manhã (2 de novembro), Laura Burke, da Fundação Bill e Melinda Gates, afirmou que a agtech é a saída das mudanças climáticas para os pequenos agricultores: na África, Ásia, América Latina, Pacífico, Europa, em todos os lugares em fato (https://www.bbc.co.uk/sounds/play/m00114j7 (começa às 09:45). Isso parece contradizer o site AIM for Climate website onde até agora não conseguimos encontrar as palavras "agricultor" ou "agricultores" em nenhuma de suas páginas principais do site. Em vez disso, o foco está diretamente em aumentar o investimento em pesquisa e inovação agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário