quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Faleceu o Teólogo João Batista Libanio irmão dos pobres


Faleceu na manhã desta quinta-feira o padre João Batista Libanio, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande BH. O jesuíta de 81 anos estava em Curitiba (PR) e sofreu um infarto. 

Padre Libanio era doutor em Teologia, professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Libanio marcou fortemente o universo teológico, a vida da Igreja e das comunidades, no Brasil e na América Latina. A centralidade da questão dos pobres na teologia, marcam a relevância social e caráter profético de seu pensamento. Libanio é um dos pais da Teologia da Libertação.

Era mestre e doutor (1968) em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) de Roma. Por mais de trinta anos dedicou-se ao magistério e pesquisa teológica. Foi professor de teologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul e do Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Posteriormente foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

É autor de mais de 125 livros, dos quais 36 de autoria própria e os demais em colaboração com outros autores, alguns editados em outras línguas. Além dos mais de 40 artigos em periódicos especializados, publicou inúmeros artigos em jornais e revistas. Foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil e do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário