sábado, 22 de novembro de 2014

Cúpula dos Povos Frente à Mudança Climática - dezembro 2014


A Cúpula dos Povos Frente à Mudança Climática é uma oportunidade para o diálogo e ação aberto, democrático e horizontal da sociedade civil e povos indígenas para compartilhar experiências, problemas e propostas de ação contra a mudança climática. Ocorrerá, em Lima, no Peru, paralela à 20ª Conferência das Partes (COP20) para Mudanças Climáticas  e a 10ª Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto (CMP 10).

A Cúpula será realizada de 8 a 11 de Dezembro de 2014, contando com mais de 200 atividades inscritas, incluindo oficinas, conferências, apresentações, exposições de fotos, exibições, etc.

EIXOS  TEMÁTICOS
Os eixos temáticos são a espinha dorsal dos debates que terão lugar durante a cúpula dos povos da mudança de clima. Através deles são sintetizadas as discussões, os pontos de encontro  e perspectivas de luta foram construídas no processo global da unidade do movimento social e ambiental, desenvolvida durante os últimos meses e anos. Eles vão ajudar a dar a ordem para a diversidade e a complexidade das questões, as bordas e os problemas que acompanham o debate sobre Mudanças Climáticas no mundo sem deixar interagir e dialogar com o outros.

Estes são:
1. Mudança civilizacional e Modelo de Desenvolvimento
Os muitos novos conceitos, alternativas, novos paradigmas, possíveis soluções e parcerias globais pelo clima que permitam desde o  pensamento crítico dos movimentos sociais refletir sobre o nosso mundo sem exploração ou depredação e colocar em prática ações a partir dos povos.
2. Aquecimento Global e Mudanças Climáticas
O fenômeno que pela primeira vez colocou em desafio a capacidade da espécie humana e da vida em seu conjunto de continuar a ter as condições adequadas para a sua existência no planeta é o centro do debate e levanta a necessidade de discutir e interpelar a sociedade sobre as causas, os impactos, as tendências e cenários gerados no mundo e as negociações sobre um acordo global amplo, justo e vinculante.
3. Energia e Desenvolvimento de Baixo Carbono
A energia como potenciador do lucro capitalista mundial tem sido a causa central das emissões massas de gases de efeito estufa, através da queima de combustíveis fósseis ou a construção de enormes represas hidrelétricas, a fim de maximizar os lucros da exploração do trabalho. Neste eixo serão discutidas as formas de produção de energia, a matriz energética, a redução das emissões, o desenvolvimento de baixo carbono e as estratégias do movimento social para a transição energética.
4. Agricultura, segurança e soberania alimentar
A necessidade de novas fontes de energia, a especulação e a internacionalização da terra e do agronegócio são alguns dos elementos do sistema que levaram à incorporação dos  alimentos como combustíveis alternativos e "limpos" como uma de suas falsas soluções que demandam por sua vez ocupar grandes extensões de terra para atender às necessidades deste novo negócio. Enquanto a comida, a agricultura e a ruralidade no mundo lutam todos os dias pela defesa de seus espaços de vida e territórios.
Nesse sentido, o fenômeno da mudança climática causada pelo Norte Geopolítico Globalse agravou este problema e ameaça o poder das gerações futuras, bem como a capacidade da terra para continuar a gerar vida devido sua contaminação por agrotóxicos ou transgênicos . Este quarto eixo discutirá os itens relacionados à segurança e soberania alimentar, alternativas aos biocombustíveis e agronegócio, e as lutas por território.
5. A gestão sustentável do território e dos seus recursos
Neste eixo, as discussões se concentrarão na preservação dos ecossistemas e florestas, manejo sustentável da natureza e sua coexistência harmônica com os seres humanos, bem como a defesa e gestão da água e das bacias do mundo.
6. O financiamento, transferência de tecnologia e de inter-aprendizagens
O Fundo Verde para o Clima, a fim de consolidar um Mercado de Carbono, mercantilizar a natureza e construir através do conceito de Economia Verde uma série de mecanismos para incorporar o planeta como elemento do capital, assim como por outro lado as  formas possíveis de financiamento soberano e através das Nações Unidas as medidas necessárias para mitigar e conter as mudanças climáticas são alguns dos pontos que serão tocados neste  sexto eixo da Cúpula.

7. As mulheres e a sustentabilidade da vida

É necessário e urgente dar visibilidade e posicionar a atuação das mulheres em sua diversidade, ante os efeitos das mudanças climáticas, promovendo uma reflexão estratégica para informar e sensibilizar os atores(as)  sociais de distintos âmbitos sobre a urgência de apostar na sustentabilidade da vida de forma articulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário