quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vitória dos sem teto em Uberlândia: Justiça suspende reintegração de posse

A Justiça Federal de Uberlândia determinou nessa quinta-feira (27) a suspensão da reintegração de posse da área da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, região do Glória, ocupada desde o início de 2012, por 2.200 famílias sem teto.  Está suspensa a reintegração de posse por 8 meses. Durante esse período serão finalizadas as negociações, que já estão em andamento, da referida área. 
Uma grande vitória da luta dos sem teto, que de forma organizada, estão fazendo valer o direito à moradia.
A decisão foi tomada em um audiência judicial na tarde de hoje, dia 27 de novembro, pelo juiz da 3ª vara da Justiça Federal Osmar Vaz de Melo. A reunião foi acompanhada por uma comissão dos sem teto - MSTB (Movimento dos Sem Teto do Brasil),  representantes da Comissão Pastoral da Terra, Universidade Federal de Uberlândia e a Prefeitura de Uberlândia. O juiz acatou uma resolução do Conselho Universitário da UFU para suspensão da reintegração aprovada no último dia 14. 
A ocupação Elisson Prieto, na região do Glória, nem Uberlândia, tem 15 mil pessoas, organizadas no MSTB. Ao longos desse quase 3 anos, as famílias cortaram as ruas, organizaram os lotes e construíram casas de moradia. Foram também reservadas áreas institucionais, que servirão para instalações dos equipamentos públicos, necessários para o bem estar dos moradores do futuro bairro.
A luta pela terra é uma realidade no município de Uberlândia, onde existem vários vazios urbanos, entregues à especulação imobiliária. Os movimentos de luta pela terra urbana, em Uberlândia, buscam o direito à cidade. Quase 9 mil famílias em várias áreas ocupadas. 
Todas as pessoas têm direito a uma vida digna, para si e sua família. O direito à moradia, à terra e à cidade implicam na luta por políticas públicas e por uma real participação da população na organização do espaço urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário