domingo, 7 de dezembro de 2014

Cúpula dos Povos Frente às Mudanças Climáticas: Lima, Peru.

Tudo preparado para a realização da Cúpula dos Povos frente às Mudanças Climáticas, que acontecerá de 8 a 11 de dezembro, em Lima, no Peru.  A Sociedade civil internacional organizada realizará esse evento paralelo à a 20ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP20), promovida pela ONU, e denunciará falsas soluções de mercado diante do superaquecimento global.

Com o tema “Mudemos o sistema, não o clima!”, o evento ocorrerá no Parque de Exposição de Lima, com a estimativa de 8 mil participantes e mais de 200 organizações do mundo todo. Estão previstas cerca de 200 atividades e mesas de discussão sobre oito eixos temáticos, que não estão sendo colocados como prioridades na COP20. São eles:

1. Crise da civilização, mudança social e modelos alternativos de vida social;
2. Aquecimento global e mudança climática;
3. Soberania e transição energética;
4. Agricultura e soberania alimentar;
5. Gestão sustentável do território e os ecossistemas; Financiamento, transferência de tecnologia e interaprendizagens;
6. Mulheres e sustentabilidade da vida;
7. Trabalho digno versus economia verde, os empregos verdes e outras falsas soluções.
Em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, ocorrerá a Marcha Global dos Povos em Defesa da Mãe Terra, estando prevista a participação de 10 mil pessoas. 
Duas pessoas do SINFRAJUPE (Serviço Interfranciscan de Justiça, Paz e Ecologia) já estão em Lima, Moema Miranda OFS e Frei Rodrigo Péret OFM. Também o Frei Atílio Battistuz OFM, brasileiro, da Missão OFM na Amazônia, também participará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário