segunda-feira, 13 de abril de 2015

Morre o escritor uruguaio Eduardo Galeano

O escritor uruguaio Eduardo Galeano morreu em Montevidéu, sua cidade natal, aos 74 anos. Galeano, escritor e jornalista, é conhecido por seu trabalho essencial Veias Abertas da América Latina.  Trabalho lendário em tom anti-imperialista, publicado em 1971, quando a maioria dos países do continente latino americano, estavam submetidos a ditaduras. Esse livro tornou-se um “clássico libertário”, um inventário da dependência e expolição de que a América Latina tem sido vítima, desde que aqui aportaram os europeus no final do século XV. No começo, espanhóis e portugueses. Depois vieram ingleses, holandeses, franceses, e os os norte-americanos. Este cenário permanece, a mesma submissão, a mesma miséria, a mesma espoliação. 


Direito ao Delírio (Derecho al Delirio) Eduardo Galeano

Outras obras, como a trilogia "Memory of Fire" (1986), "Dias e Noites de Amor e Guerra" (1978) ou "O Livro de Abraços" (1989) foram traduzidos para mais de 20 idiomas.

Ele estava internado desde sexta-feira no Casmu 2 a causar câncer no mediastino, confirma El Pais.

Galeano nasceu em 3 de setembro de 1940 em Montevidéu e começou a escrever aos 14 anos no jornal El Sol. Em 1958, passou também a escrever crônicas de arte. Nos anos 1960, trabalhou como editor do jornal semanal Marcha e no diário Época.

Após o golpe de estado em 1973, Galeano é preso e foi forçado a deixar o Uruguai e se exilar na Argentina. Quando voltou ao seu país em 1985, ele fundou o semanário Brecha.


Galeano deixa esposa, Helena Villagra, com quem era caso desde 1976, e os filhos Claudio, Florencia e Verónica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário