domingo, 6 de março de 2016

O poder do capital na cidade de Uberlândia

A falta de planejamento adequado de cidades reflete negativamente na qualidade de vida dos moradores e impacta diretamente no meio ambiente. Infelizmente a  estruturação e apropriação do espaço urbano, em Uberlândia, está totalmente a mercê dos interesses de grupos econômicos. Não bastasse a especulação urbana, gerando grande espaços vazios na malha urbana, agora os chamados polos geradores de trafego, causam impactos e transtornos para a população. 

O congestionamento de mais de 18 quilômetros se formou, neste sábado, dia 5 de março, entre a avenida Getúlio Vargas e o local de um festival de música sertaneja às margens da rodovia MG-455, é um exemplo claro da falta de planejamento urbano. O evento (Villa Mix Festival), que recebeu mais de 50 mil pessoas, possuía apenas uma rota de acesso ocasionando uma alta concentração de veículos.

Empreendimentos de grande porte se impõem na cidade, à revelia de qualquer normativa. E não pense que se trata de um fato isolado. A verdade é que em Uberlândia, um empreendimento, com uma área de 770 mil m2, para multieventos, esportivos e de lazer, foi instalado na Rodovia MG 455, km 9. Se trata de um polo gerador de trafego e as consequencias estão aí: sobrecarrega na infra-estrutura básica, na rede viária e de transporte, bem como danos ao meio ambiente natural ou construído. Os transtornos causados por um empreendimento mal elaborado causa impacto que afeta a todos que vivem na cidade:  grandes congestionamentos com o aumento do consumo de combustível, poluição, danos ao meio ambiente, impacta na mobilidade das pessoas, diminui a segurança, etc.

O congestionamento, que afetou toda a zona oeste da cidade, nos leva a indagar sobre o poder e como se dá a produção e a apropriação do espaço físico. Quem manda no solo da cidade, na sua ocupação e formas de uso. A cidade é um ativo econômico e financeiro. Por isso, tantas famílias sem moradia. O direito de todos à cidade é um grande desafio. Na realidade a cidade é um grande negócio. 
Frei Rodrigo Péret, ofm

Um comentário:

  1. A meu ver a prefeitura não permitiu a realização desse evento no camaru lá tem estrutura , mais não quer colabora vai toma na cara .

    ResponderExcluir