sábado, 23 de abril de 2016

Em ato contra a Samarco, manifestantes são recebidos com violência

foto Midia Ninga
Na manhã de hoje (23), movimentos populares realizaram uma ação nas entradas das empresas Samarco Mineração e da Vale S.A., localizadas na estrada MG 129, altura de Catas Altas.
Cerca de 1.500 pessoas foram à porta das mineradoras denunciar o crime de Mariana, ocorrido em novembro passado, e receberam como resposta gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Quando o movimento chegou à Samarco, o pelotão de choque da Polícia Militar e alambrados de alumínio já protegiam a entrada da empresa, impedindo a marcha de passar. “Nós viemos aqui pra mostrar que o povo trabalhador não vai deixar isso barato”, disse Enio Bohnenberger, coordenador nacional do MST, ao microfone. Minutos depois seguiu-se o início de um confronto.
fotos Mídia Ninja
Manifestantes afastaram a cerca de alambrado, em direção à porta da empresa, e no
mesmo momento policiais iniciaram os tiros de balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.
“Viemos fazer um protesto diante dessa empresa assassina que matou trabalhador, matou um rio, e que vive em função do lucro. E como todos viram, fomos recebidos pelo aparato repressor”, afirma Silvio Netto, coordenação estadual do MST. "Isso não vai nos fazer recuar. Nos inspira a continuar a luta com mais qualidade e mais força", diz.
Segundo Silvio, a ação significa também um “recado” para as empresas caso o impeachment de Dilma Rousseff seja aprovado. “O golpe deflagra um amplo processo de reação rebelde dos trabalhadores e nós temos disposição de fazer esse enfrentamento”, garante.
A marcha saiu nessa manhã de Mariana e passou em caminhada pela margem da barragem de Fundão, a mesma que rompeu em novembro. "Nunca passou pela minha cabeça que era tanta lama assim. A gente que tem filho, a consciência da gente dói de ver isso", diz a agricultora Maria Eleonor, que mora em Governador Valadares, próxima ao Rio Doce, e também participa da Marcha.
Itinerário
A cinco quilômetros dali, a manifestação ainda passou pela porta da Vale S.A. e nos muros deixou recados como “Vale assassina” e “Não esqueceremos".
A Marcha pela Democracia chega em Santa Bárbara às 18h, onde fica todo o domingo. Na segunda pela manhã segue para Sabará e finaliza com um ato político na terça, em Belo Horizonte.
fotos Mídia Ninja

FONTE: BRASIL DE FATO MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário