terça-feira, 31 de maio de 2016

Vale adulterou dados após tragédia em Mariana, diz PF

do Jornal Hoje em Dia,
Após o rompimento da barragem de Fundão, no complexo minerário de Germano, em Mariana, no dia 5 de novembro do ano passado, a Vale, dona da Samarco ao lado da BHP Billiton, alterou dados referentes ao volume de lama que ela mesmo descartava no local.
As informações são do jornal Folha de S. Paulo, publicadas nesta terça-feira (31). Segundo a publicação, a conclusão foi obtida em um relatório da Polícia Federal. De acordo com a corporação, a empresa teria adulterado os números para confundir as investigações.
A Vale gerava na região dois tipos de rejeitos: lama, que era destinada à barragem de Fundão, e areia, que ia para o reservatório de Campo Grande. No mês seguinte ao rompimento, que deixou 19 mortos e varreu o distrito de Bento Rodrigues do mapa, a Vale modificou os documentos oficiais sobre o teor de concentração de minério, fazendo com que o volume de lama lançado em Fundão ficasse menor.
Em nota enviada à Folha, a Vale admitiu as alterações, mas afirmou tratar-se de correções, ressaltando a transparência nas apurações. Contudo, ainda de acordo com a publicação, o relatório da PF indica que a intenção era "iludir" as autoridades fiscalizadoras.
FONTE: JORNAL HOJE EM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário