quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Luta contra impactos da mineração no FSM2016

Uma série de atividades em relação à questão da mineração, seus impactos ambientais e violações de direitos humanos e da natureza, estão acontecendo em Montreal, no Canadá, no Fórum Social Mundial 2016.

Um conjunto de movimentos , redes e organizações da sociedade civil internacional estão envolvidas nessas atividades. Franciscans International é a ONG dos franciscanos e franciscanas na ONU, que juntamente com a Rede Latino Americana Igrejas e Mineração, o MAB (Movimentos dos Atingidos pelas Barragens), CIDSE e outros grupos organizaram essa 4 atividades, numa perspectiva de reforça as lutas pela justiça ambiental, o direito das comunidades afetadas pela mineração e luta contra a impunidade das corporações transnacionais em seus crimes.

A lista dos eventos:

1.Rompimento de Barragens de Rejeito no Canadá e no Brasil: "acidentes" ou crimes ambientais (10 de agosto de 2016, 9:00-11:30 no UQAM Pavillon A (Local PK-R610)
Mesa redonda,  pessoas afetadas pelas catástrofes de Mt.Polley e Mariana irão comparar as circunstâncias notavelmente semelhantes em torno das duas tragédias.

Coodenação: Judith Marshall (CERLAC)
Apresentadores:
"O pós-boom da mineração de e a probabilidade de futuros rompimentos de Barragem de Rejeitos - Ugo Lapointe (Mining Watch), Canadá
Rompimento de Barragem de rejeitos em Mt. Polley: a luta para proteger a Comunidade, a Terra e o Salmão - Jacinda Mack, First Nations Women Advocating Responsible Mining (FNWARM)
Rompimento de Barragem de rejeitos em Mariana: Defesa da Comunidade, dos Trabalhadores e da Terra - Leticia Oliveira (MAB), Brasil
Desastres de Mineração e Políticas Públicas no Brasil - Beatriz Cerqueira (CUT), Brasil

2. Resistindo transnacionais de mineração através da Global Networks(10 de agosto de 2016, 13h00 - 15h30 na UQAM Pavillon SB (Local SB-M420)
Mesa redonda para discutir as empresas de mineração: estratégias de controle sobre territórios, trabalhadores e governos.

Coodenação: Rodrigo Péret (Igrejas e Mineração / Franciscans International), Brasil
Apresentadores:
Mineração e Governos: relações promíscuas - o papel dos governos da  América Latina no que diz respeito aos interesses e planos corporativos - Pablo Solon (Solon Fondación), Bolívia
Corporações, empréstimos públicos e mercados financeiros - uma análise do novo contexto pós-boom - Karyn Keenan (acima do solo), Canadá
Mineração e trabalho: desafios e resistência ao trabalho precário, à subcontratação - O caso Sudbury – Shelley Condratto (Laurentian University) e Derek Boivin (USW), Canadá
Controle de territórios - mineração e estratégias militares- Dário Bossi (Justiça
nos Trilhos), Brasil

3. A partir Marikana à Mariana: como enfrentar crimes de mineração? - Perspectivas, desafios e propostas populares em face de violações da mineração (11 de agosto de 2016, 13:00-15:30 na UQAM Pavillon DE (Local DE-2540)
Mesa redonda para discutir as perspectivas de base, propostas e desafios em face de violações da mineração. Que tipo de estratégias estamos utilizando como grupos da sociedade civil e quais são as oportunidades e os desafios que temos de usar e resolver no futuro próximo?

Coordenação: Moema Miranda (Ibase), Brasil
Apresentadores:
O Massacre de Marikana - Impactos e as formas atuais de resistência – BenchMarks, África do Sul
Perspectiva boliviana - Pablo Solon (Solon Fondación), Bolívia
Igrejas e Mineração - Iniciativas para ligar comunidades de fé na América Latina - Rodrigo Péret (Igrejas e Mineração / FI), Brasil.
Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale – Judith Marshall (CERLAC)

4. O caso de Mariana e a Destruição da Bacia do Rio Doce (12 de agosto de 2016, 13:00-15:30 na UQAM Pavillon D (Local D-R200)
A atividade tem como objetivo discutir o caso em várias facetas como eixo emblemático de conflitos ambientais decorrentes da mineração. O rompimento da barragem da mineradora Samarco (BHP Billinton e companhia Vale) afeta mais de 1 milhão de pessoas, e destruiu a Bacia do Rio, no Brasil.
Coordenação: Tchenna Maso (MAB), Brasil
Apresentadores:
Privatização das respostas às famílias vítimas do Crime Ambiental da Samarco, Vale e BHP-Billiton em Mariana - Leticia Oliveira (MAB), Brasil
Desastres da mineração e da conjuntura política brasileira - Beatriz Cerqueira (CUT), Brasil

Porque Mineração e Para Quem? As Lutas necessárias para organizar Aqueles afetados - Soniamara Maranho (MAB), Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário